O festival internacional itinerante Dança em Trânsito desembarca em Belo Horizonte e em Brumadinho, na região metropolitana, para sua 23ª edição, de 3 a 5 de julho. O público poderá assistir espetáculos gratuitos com artistas da Espanha, Canadá, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Criado pela bailarina Giselle Tápias, da premiada Companhia de Dança Tápias (RJ), o Dança em Trânsito 2025 vai percorrer ao todo, até outubro deste ano, 33 cidades brasileiras. A programação totalmente gratuita terá, além dos espetáculos, residência artística e oficinas com os artistas.
Nesta edição, o evento reunirá 30 companhias (14 nacionais e 16 internacionais) de países como Brasil, Angola, Burkina Faso, Canadá, Coreia do Sul, entre outros. O Dança em Trânsito 2025 passará por BH nesta quinta–feira (3/7) e sábado (5/7), e em Brumadinho na sexta–feira (4/7). As inscrições gratuitas podem ser feitas neste link.
Programação do Dança em Trânsito
A abertura do festival ocorrerá nesta quinta–feira, com a apresentação do espetáculo de dança “Ziraldo, o Mineiro Maluquinho”, no Teatro Marília, às 15h. No mesmo horário, o bailarino Iker Karrera vai ministrar a residência artística de dança contemporânea para bailarinos na sala Klauss Vianna, no Palácio das Artes.
A Praça da Liberdade vai receber diversas performances de dança no sábado, a partir das 11h. O público poderá assistir primeiro ao “Rotas convida Elas do Surdo”, intercâmbio artístico idealizado por Flávia Tápias. Em seguida, será a apresentação da performance “Do Chão Não Passa”, da companhia “No Rastro Cia”.

Ainda na praça, às 11h50, haverá a apresentação “#7fm”, do coreógrafo Iker Karrera. A performance é parte da investigação dos bailarinos Carla Diego e Raymond Naval. Para encerrar, a Cia de Dança Palácio das Artes apresentará trechos de seu espetáculo “Você perto…”, às 12h10.
Agenda em Brumadinho
Em Brumadinho, o festival ocorrerá em dois espaços. No Centro Cultural Córrego do Feijão haverá um Aulão de Dança com Flávia Tápias, a partir das 14h. Na sequência, às 15h, o Grupo Tápias e convidados apresentarão as coreografias do pocket “Ziraldo – o Mineiro Maluquinho”.
Na Praça Jardim Casa Branca, o público assistirá à performance “Rotas Delas”, com “Rotas convida Elas do Surdo”, a partir das 19h. Encerrando o dia, Iker Karrera apresentará a performance “#7fm”, Frantielly Khadija trará “Só”, e a artista Louise Bedard fará uma performance de seu solo, “Morceaux Chosis” (acesse a programação completa aqui).
O Dança em Trânsito foi criado em 2022, com o objetivo valorizar, promover e democratizar a dança, seja pelo intercâmbio entre artistas e companhias do Brasil e do exterior, seja pela itinerância. O evento percorre grandes cidades e pequenas localidades no interior do país, em teatros e espaços públicos.
A atuação do festival abrange também oficinas de criação e workshops, abrindo canais para novos talentos da dança, e a formação de plateias, estimulando o interesse pelas artes e pela dança. A iniciativa é parte do projeto Ciudades Que Danzan, que reúne 41 cidades em diversas partes do mundo com o intuito de difundir a dança contemporânea.
Desde a sua criação, o Dança em Trânsito já apresentou mais de 1.272 performances, com cerca de 114 companhias em 21 países, abrangendo mais de 43 cidades das cinco regiões do Brasil e exterior, para um público de mais de 100 mil pessoas.
Dança em Trânsito – Festival Internacional Itinerante
Data: 3, 4 e 5 de julho
Local: Belo Horizonte e Brumadinho
Inscrições gratuitas: https://www.dancaemtransito.com.br/