O escritor norte-americano Dan Brown, autor do fenômeno mundial O Código Da Vinci, lançou nessa terça-feira (9/9) seu novo romance de mistério: O Segredo Final. A obra chega simultaneamente em 16 idiomas e marca o retorno do autor após oito anos de silêncio editorial desde Origem (2017).
Com mais de 800 páginas, o livro encerra a trajetória de Robert Langdon, professor de simbologia de Harvard e protagonista de seis aventuras que venderam milhões de exemplares e viraram filmes de sucesso. Desta vez, a trama se passa em Praga, na República Tcheca, e envolve um enigma sobre a natureza da consciência humana, capaz de abalar séculos de crenças estabelecidas.
Segundo Dan Brown, este é “o romance mais ambicioso e com a trama mais intrincada que já escrevi até hoje”.
Lançamento global e turnê internacional
Para garantir o sigilo, tradutores, editoras e gráficas trabalharam sob cláusulas rígidas de confidencialidade. O lançamento ocorreu de forma simultânea em países como Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Alemanha e Itália. Espanha e Argentina receberão o livro nos próximos dias.
Aos 61 anos, Brown inicia, em Nova York, uma turnê internacional de um mês que passará por 12 países.
O legado de Robert Langdon
Criado em Anjos e Demônios (2000), Langdon ganhou fama mundial em O Código Da Vinci (2003), livro que já ultrapassou 80 milhões de cópias vendidas. O personagem estrelou ainda O Símbolo Perdido, Inferno e Origem, sempre em tramas que misturam arte, religião, ciência e sociedades secretas.
Com O Segredo Final, Dan Brown conclui a saga de um dos heróis literários mais populares do século 21, que atravessou gerações e ajudou a popularizar a ficção histórica no mundo.