Minas Gerais lançou a campanha nacional de promoção da Cordilheira do Espinhaço como destino internacional de turismo de experiência, cultura e natureza. A apresentação ocorreu nesta terça–feira (24/6), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
A campanha será promovida pelas Secretarias de Estado de Cultura e Turismo e de Comunicação, em parceria com as 172 cidades da Cordilheira do Espinhaço e as 22 Instâncias de Governança Regionais. A iniciativa também busca celebrar os 20 anos do reconhecimento do território como Reserva da Biosfera da Unesco.
A região é a única cordilheira do Brasil, além de ser o território onde nasceu o barroco mineiro, abrigando um dos maiores patrimônios naturais e culturais das Américas. Agora, a área será promovida como um dos grandes ícones do turismo de experiência e sustentabilidade internacional.
“A Cordilheira do Espinhaço é um território onde nascem o barroco, a arquitetura, a arte alimentar e um dos maiores patrimônios naturais do Brasil. Ela é um elo de ligação entre os territórios de Minas, das serras do centro-sul aos sertões do Norte. É também um espaço de criação contemporânea, onde tradição e inovação se encontram”, disse o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.
Feiras e campanhas para promoção da Cordilheira
No evento de lançamento, a secretária adjunta de Comunicação de Minas Gerais, Bárbara Botega apresentou a marca de promoção da Cordilheira do Espinhaço. A identidade visual foi elaborada pensando em traduzir a diversidade dos territórios que abragem a região. O uso será livre.
“Essa marca foi feita para todos e foi feita para durar. Apesar de ter sido promovida e construída pelo Governo do Estado, ela é uma marca que foi pensada para não ficar vinculada a um mandato, mas que tenha perenidade e atravesse gerações por sua importância. Esse é um projeto estrutural para o turismo de Minas Gerais”, declarou a secretária.

Outras ações estão previstas para promover o turismo na Cordilheira do Espinhaço, como feiras, campanhas digitais e viagens para a imprensa. “Vejo este como um dos momentos mais importantes do turismo em Minas Gerais”, afirmou o prefeito de Conceição do Mato Dentro, Otacílio Neto.
Cidades manifestam intenção de formar consórcio
Os municípios de Botumirim, Bocaiúva, Cristália, Grão Mogol, Itacambira e Turmalina assinaram um protocolo de intenções para a formação de um consórcio intermunicipal. O objetivo será realizar o desenvolvimento turístico da Cordilheira do Espinhaço de forma integrada entre as cidades consorciadas.
A Cordilheira do Espinhaço abrange Minas Gerais de Sul a Norte, atravessando 172 municípios e integrando diversos territórios. Com 1,2 mil quilômetros de extensão, a área vai das serras centrais aos sertões do norte, pegando antigos caminhos do ouro e de ocupação do sertão mineiro, como Grão Mogol.
Na Cordilheira, nasceram o barroco mineiro e as vilas do ouro e dos diamantes, importante legado histórico e artístico das Américas. Centenas de sítios arqueológicos e arte rupestre, três biomas, rios e milhares de cachoeiras fazem parte do território, formando uma das maiores reservas naturais e culturais do Brasil.
Dentro da região também destacam–se cinco Patrimônios Culturais da Humanidade: Ouro Preto, Diamantina, Conjunto Arquitetônico da Pampulha e Congonhas (Santuário do Bom Jesus de Matosinhos) e o Queijo Minas Artesanal, considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
*Com Agência Minas