13/12/2023
Redação: João Henrique do Vale
Imagem: Heldner Costa / CMBH
Durante a onda de calor que atingiu Minas Gerais em novembro diversos bairros de cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte ficaram sem o abastecimento de água. A Copasa garante que ações operacionais foram realizadas para minimizar o desabastecimento durante os dias quentes.
Já estão sendo realizadas manobras no sistema integrado, iniciando operação de fontes de produção complementares, instalando e substituindo ventosas – equipamento para eliminação do ar -, redimensionamento de bombas, reativação de poços, entre outros processos técnicos.
Em curto prazo, as equipes da Copasa estão verificando a possibilidade de utilização de outros reservatórios, reforço em adutoras, reativação e prospecção de novos poços, reativação de elevatórias e obras de melhoria em médio e curto prazos.
Alta no consumo
Segundo a Copasa, na última onda de calor que atingiu Mina Gerais, o consumo médio da população da Grande BH, que costuma ser de 15 mil litros por segundo, passou a 18,5 mil litros por segundo na semana mais crítica de novembro, quando as temperaturas chegaram a 40° em alguns locais.