A CDL/BH divulgou uma pesquisa sobre o comércio de Belo Horizonte em dezembro de 2024, que estima uma movimentação de R$ 2,52 bilhões em vendas para o Natal. Segundo os consumidores, os principais presentes serão roupas, brinquedos e calçados. As compras nas lojas físicas serão preferência.
De acordo com o levantamento, o Natal deve impulsionar um crescimento de 1,55% no número de vendas, em relação ao ano passado. Ao todo, 46% da população de BH irá às compras neste fim de ano. Além disso, a intenção de compra é de dois presentes, cujo tiquete médio é de R$ 258,51 cada.
Os 200 consumidores da capital mineira ouvidos pela entidade apontaram que a maioria dos presentes serão para a família, com destaque para os filhos e/ou entedados (40,2%), mãe e/ou madrasta (39,1%), irmãos (19,6%), sobrinhos (18,5%). Os locais escolhidos para as compras serão:
- Shopping center: 39,1%
- E-commerce: 25%
- Lojas do Centro de BH: 17,4%
- Pequenos comerciantes autônomos: 15,2%
- Lojas de bairro: 14,1%
- Shoppings populares: 7,6%
- Mercados e supermercados: 3,3%
- Feiras livres, como a Feria Hippie: 3,3%
- Redes sociais: 1,1%
Agilidade e preço atraem consumidores
Os motivos que influenciam a escolha do local de compra são agilidade no atendimento (27,2%), preço (25%), credibilidade da loja (14,1%), localização (9,8%), possibilidade de experimentação do produto (7,6%) e ambiente agradável (6,5%).
“Temos uma boa expectativa para o período e o comércio está preparado para atender às demandas da temporada. O supertrimestre tem sido muito positivo. O Dia das Crianças e a Black Friday tiveram bom desempenho e, agora, finalizamos com o Natal. Temos a expectativa de fechar 2024 com um crescimento de 2,78% no varejo”, disse Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH.
Confira a lista de quais serão os produtos mais escolhidos pelos consumidores nas compras deste fim de ano:
- Roupas (39,1%)
- Brinquedos (18,5%)
- Calçados (15,2%)
- Cosméticos (8,7%)
- Eletrônicos (8,7%)
- Acessórios – óculos, joias e relógios (5,4%)
- Livros e itens de papelaria (4,3%)
- Eletrodomésticos (3,3%)
- Itens de decoração (3,3%)
Um outro destaque da pesquisa é a forma de pagamento, cuja escolha de 60,9% dos consumidores será à vista. Já 35,9% devem escolher o pagamento à prazo, com uma média de quatro parcelas. “Tanto para os que irão pagar à vista quanto para os que devem escolher o parcelamento, o principal motivo para a escolha será o controle de gastos e a praticidade”, disse Marcelo.