Uma das principais potências econômicas do Brasil, o empreendedorismo vem ganhando força com o passar dos anos e mostra-se como atividade geradora de representatividade para as mulheres. Nesta segunda–feira (11), o Conecta Mente conversou com a técnica do Sebrae Minas, Raíssa Soares, que apresentou um panorama do setor em Minas Gerais.
Uma pesquisa do Sebrae Minas mostra que o negócio próprio é a principal fonte de renda para sete a cada dez mulheres. Segundo Raíssa, o empreendedorismo feminino vai além de ter um negócio, pois contribui para a transformação da sociedade e impacta a comunidade.
Sabendo dessa importância, a instituição oferece o programa Sebrae Delas, que visa estimular o empreendedorismo feminino: “Os principais objetivos são capacitar, através de oficinas, palestras e mentorias para o desenvolvimento das competências empresariais e de gestão dessas mulheres”.
“Trabalhar também mentorias com mulheres com experiências no mercado, que trazem insights, como elas atuam, até mesmo para trazer essa questão de envolvimento entre elas, de ajuda, ter o suporte não apenas das instituições, mas também ter o suporte entre elas, o networking”, completa a técnica.
Raíssa conta que várias donas de empresas que participaram do programa destacam o quanto o Sebrae Delas ajudou na gestão financeira e no marketing, por exemplo. As empreendedoras que participam da iniciativa podem ter acesso a outros programas, como vitrinismo, oficinas de redes sociais e precificação.
“Muitas delas já vendem um bolo, já vendem alguns salgadinhos, tivemos esse relato na nossa turma, então, a gente trouxe para essas mulheres um pouco sobre gestão, para elas entenderem se o preço do bolo delas estava correto ou se tinha algo que poderia melhorar ali na divulgação do seu negócio”, relembra a técnica.
Na capacitação, existem pontos que são pensandos especialmente para a vida da mulher, como a gestão de tempo. “Tem até uma pesquisa que fala que 53% dessas empreendedoras têm uma dificuldade moderada-alta para conciliar a gestão dos seus negócios com os afazeres domésticos”.
“Então é um desafio, porque a cabeça da mulher já tem múltiplas etapas, então, ao mesmo tempo que ela está pensando no negócio, ela tem que pensar se o filho saiu com a blusa de frio e se a comida está pronta. Então é importante entender um pouco mais do planejamento do seu negócio e dessa questão do tempo”.
No bate–papo, Raíssa falou sobre o Summit Comércio e Serviços, evento do Sebrae, em parceria com a CDL-BH, voltado para empreendedores. O evento ocorrerá nos dias 27 e 28 de novembro e abordará cases e boas práticas de mercado sobre marketing, vendas, gestão, inovação e finanças.
“É uma programação enorme que eu tenho certeza que você empreendedor não pode perder e que tem muito a ensinar, a trazer insights, a trazer as tendências que a gente tem que estar se atualizando constantemente”, convida Raíssa.
A entrevista na íntegra já está disponível nas nossas plataformas digitais. Ouça abaixo: