Você sabia que existe um clube de assinatura de vinhos brasileiro? A Wine Vinhos, presente no mercado desde 2008, é uma das maiores empresas do segmento. Nesta segunda–feira (2), a gerente de marketing da companhia, Denise Salamondac contou ao Conecta Mente quais são os segredos do maior clube de assinatura de vinhos do mundo.
A história da Wine começou no Espírito Santo, já no universo digital. “E logo no primeiro ano já teve o lançamento do e-commerce junto com esse modelo que era inovador na época que é o de clube de assinaturas, que é o modelo que a gente prioriza até hoje”, disse Salamondac.
“O objetivo da Wine é democratizar o acesso ao consumo de vinhos pelos brasileiros. É um país que era muito focado no consumo de cerveja, e a gente começa a ver um aumento no consumo de vinhos, ano contra ano. O momento da pandemia foi muito importante também, porque as pessoas ficaram mais em casa e acabaram consumindo mais vinhos”, acrescentou.
Wine box aumenta repertório dos clientes
Segundo Denise, o clube de assinaturas começou para, além da possibilidade dos clientes receberem rótulos em casa mensalmente, aumentar o repertório de vinhos da pessoas. “Muita gente, principalmente quando começou a consumir vinho, já passou por essa situação de se deparar com uma gôndola cheia de opções e não saber nem por onde começar”.
“E muitas vezes a pessoa acaba consumindo sempre o mesmo vinho, porque daí já entendeu que aquele vinho é bom, só que não consegue expandir esse repertório”, disse a gerente de marketing.
Ela contou que a empresa é baseada em três Cs: comodidade, curadoria e conteúdo. Salamondac destacou a questão da curadoria, em que os vinhos são escolhidos para os clientes com base no trabalho dos wine hunters.
“Eles ficam lá na Espanha para receber amostras de vinhos do mundo inteiro. Depoos de receber, eles veem quais vinho que os consumidores da Wine vão gostar. Então, quando o cliente recebe, ele vai dar uma nota para aquele vinho, e essas notas retroalimentam esses hunters”, explicou.
Denise também destacou o conteúdo enviado na Wine Box, que é a caixa com os vinhos da assinatura. “Vem sempre junto uma revista que a gente tem todo o nosso conteúdo que mostram os rótulos da sua assinatura, informações sobre como harmonizar, as uvas que têm dentro desse rótulo, um pouco sobre a vinícola etc”.
‘Todo mês trazemos uvas diferentes’
O objetivo do clube, de modo geral, é evoluir o paladar dos assinantes, reiterou a gerente de marketing. “Todo mês a gente traz uvas diferentes, regiões diferentes, vinícolas diferentes, e isso vai criando um conhecimento maior”, afirmou Salamondac.
“A gente trabalha sempre com números pares de garrafas, então fazemos parzinhos que ajudem o cliente a aumentar esse repertório. Por exemplo, às vezes, nós pegamos rótulos da mesma vinícola, só que com duas uvas diferentes, mas plantadas no mesmo solo, mesmas características, só que o assinante consegue muito bem diferenciar qual é o efeito”.
Um outro benefício do clube apontado por Denise é a oportunidade de comprar vinhos por um preço mais acessível. Isso porque a empresa compra uma quantidade grande de garrafas e acaba conseguindo por um preço melhor, diretamente nas vinícolas. “A gente tem mais de 400 mil sócios”, disse a gerente de marketing.
Ao longo do episídio, Denise Salamondac também contou sobre a estratégia de expansão internacional do Clube Wine, que iniciou no México por ser um país com o público consumidor parecido com o do Brasil. Além disso, deu detalhes sobre o primeiro vinho criado pela própria Wine, com base no conhecimento adquirido sobre o paladar brasileiro.
A entrevista na íntegra já está disponível nas nossas plataformas digitais. Ouça abaixo: