O empreendedorismo feminino ganha ainda mais visibilidade neste mês de agosto com o ‘Dia Delas‘, uma iniciativa do Sebrae Minas para reconhecer, valorizar e capacitar mulheres empreendedoras em todo o estado. Criado a partir da data nacional da mulher empresária, celebrada desde 2023, o evento reúne palestras, oficinas e painéis voltados para quem deseja fortalecer sua atuação nos negócios.
O Conectamente, podcast oferecido pelo Sebrae e disponível no YouTube da CDLFM, conversou com Michele Chalub, analista do Sebrae Minas, para falar sobre os desafios, oportunidades e o impacto das ações voltadas às empreendedoras mineiras.
Dia Delas: um mês para celebrar e capacitar
O Dia Delas, em 20 de agosto, se tornou um marco para a valorização do empreendedorismo feminino. Em agosto, dezenas de eventos acontecem em diversas cidades do estado, levando conhecimento, troca de experiências e inspiração para mulheres que já empreendem ou querem começar.
“As atividades vão desde oficinas práticas até painéis com especialistas, criando um espaço de aprendizado e conexão para que essas mulheres se sintam apoiadas e fortalecidas”, destaca a analista do Sebrae Minas.
Em diversas cidades do estado, mulheres empreendedoras terão a oportunidade de se conectar, aprender e fortalecer seus negócios por meio de oficinas, palestras, mentorias e atividades de networking. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.
Desafios e caminhos para o crescimento
Apesar dos avanços, as mulheres ainda enfrentam obstáculos como acesso a crédito limitado, sobrecarga na conciliação entre trabalho e vida pessoal e dificuldade de gestão por falta de planejamento inicial. O Sebrae, por meio do programa ‘Sebrae Delas‘, oferece trilhas de capacitação em marketing, finanças, vendas e competências socioemocionais, como liderança e autoconfiança.
No ambiente digital, a plataforma ‘Sebrae Play‘ disponibiliza conteúdos exclusivos, como a coleção Sebrae Delas e a série Negócio de Mulher, totalmente gratuitos e acessíveis de qualquer lugar.
Sebrae: impulsionando negócios e transformando vidas
Com presença em todo o país, o Sebrae é referência no apoio a pequenos negócios, oferecendo consultorias, capacitações, programas de incentivo e conexões estratégicas. No caso das mulheres, a instituição busca derrubar barreiras históricas e culturais que ainda limitam a participação feminina no mercado.
“Quando a mulher empreende, ela não transforma só a própria vida, mas também impacta a família, a comunidade e a economia local”, explica Michele Chalub.
Toda semana você recebe no seu e-mail o resumo das principais notícias, novidades, eventos, promoções e muito mais! Se inscreva agora em nossa newsletter e fique por dentro!