Comunicação simples e bom humor são os principais ingredientes do apresentador Ciro Bottini, convidado desta segunda–feira (23) do Conecta Mente. O programa se dedicou a falar sobre “o jeito Bottini de vender”, considerado pioneiro em vendas pela televisão.
A história do apresentador na comunicação começou com um desejo de ser cantor de rock. No entanto, essa vontade não deu muito certo. Um caminho encontrado por Ciro foi ser locutor de rádio, meio “ao acaso”. No bate–papo, ele conta que ali se apaixonou pela comunicação.
“Eu amei, nunca pareceu que eu estava trabalhando, aliás, até hoje não parece. E quando eu entrei no estúdio de rádio pela primeira vez para falar e tocar músicas, entendi logo de cara o quanto uma boa comunicação influencia pessoas, tem um poder gigante de convencer e transmite confiança”, disse Bottini.
Desejo de ir para a TV
Com vontade de fazer coisas diferentes e maiores, o apresentador decidiu ir para a TV. “Só que naquele momento eu pensava assim, ‘o que eu poderia fazer na televisão se eu não sou ator?’, aliás, não sou mesmo, nem tenho essa pretensão”, pontuou.
“Do nada, num sábado de manhã, rodando os canais da TV aberta em São Paulo, onde eu morava na época, me deparei com um programa de vendas de automóveis na TV Gazeta, e aí eram vários vendedores e apresentadores que circulam de loja em loja, de uma concessionária para outra”, relata.
Ao ver aquele trabalho, Ciro considerou que poderia fazer o mesmo pois já tinha habilidade com comunicação rápida. Foi no ano de 1992. “Liguei para a produtora que comprava espaço na TV, era um programa independente. E aí eu já me vendi, falei pro diretor que gostaria de marcar uma reunião”.
A resposta para a reunião foi positiva, e nisso, Bottini ganhou mais uma oportunidade para vender seus talentos e vontades. “Fui lá, fiz a reunião, empatia, sorriso, demonstrando muita vontade de estar lá. O resultado? Uma semana depois tocou meu telefone, eles estavam me chamando para gravar um teste numa concessionária”, narra.
“Fui com alguma experiência de microfone, do rádio, mas zero experiência na câmera. O que eu pensei sobre isso? Não queria nem saber, cada de pau total, fui e deu certo. Dois dias depois me ligaram e falaram que começaríamos a gravar, e ali começava a minha trajetórua nessa coisa maravilhosa que pe vender produtos, marcas e serviços pelo vídeo”.
Posteriormente, o apresentador teve a oportunidade de trabalhar no Shoptime, fazer palestras e campanhas publicitárias. “É uma demanda louca que não para de crescer e está comigo até hoje”, completa.
Imaginar o cliente
Com as vendas feitas pela TV, a distância em relação aos clientes deveria ser encurtada de alguma forma. Para isso, Ciro imaginava a persona que compraria os produtos que ele estava vendendo, e quais características aquela pessoa poderia ter, para aumentar a proximidade.
“Eu pensava assim, ‘vou vender uma panela, quem está me vendo nesse momento deve ser uma senhora que está na cozinha, que adora preparar comida, bolos, vou falar com a senhora'”, relembra. Nisso, o apresentador diz que criava um diálogo imaginário com a possível cliente.
“É uma coisa totalmente intuitiva, no chute, mas eu entendi com o tempo que, na maioria das vezes, dava muito certo, porque tinha, e até hoje tenho, muito retorno da audiência. Eu vou para o aeroporto, para o shopping, para a praia e as pessoas falam comigo, me procuram e dizem que parece que eu estou falando exatamente com elas”.
Bottini explica que a diferença de vender presencialmente e à distância, hoje pelas redes sociais, é a possibilidade de ler o cliente pela linguagem corporal. “Quando estou on-line, numa campanha, aí eu uso toda essa minha bagagem do Shoptime”.
“E é muito importante saber com quem você vai falar. Eu faço muita convenção de vendas pelo Brasil, aí, antes de começar, sempre tenho um briefing com a empresa contratante. A primeira pergunta que faço é ‘qual é o perfil do público com quem eu estarei me comunicando?'”, diz o apresentador. Para Ciro, o conteúdo não muda, mas sim, a maneira de transmiti-lo.
Segredos para convencer clientes
O apresentador contou qual eram os seus segredos para convencer os clientes na hora de vender os produtos. “Eu fiquei quase 26 anos no Shoptime, todos os dias ao vivo, de 7h às 20h, ralação master, muito bom. E ao longo do período todo, fazendo uma continha básica, eu fiquei umas 40 mil horas no ar”.
“Agora, multiplique esse tempo todo por três, vamos chegar em quase mais de 100 mil horas. Esse foi o tempo que eu passei fora do ar treinando, mexendo nos produtos que eu ia vender, estudando, criando um roteiro com começo meio e fim, característica, benefício, vantagem”, relembra.
Nisso, Bottini buscava informações sobre os produtos para chegar no ao vivo com tudo memorizado. “No decorrer da minha trajetória na TV eu entendi que é muito mais do que conhecimento técnico, é fundamental ter habilidade de relacionamento. Então eu entendo que o vendedor tem que fazer com que o cliente goste dele”.
“O vendedor tem que ser sorridente, o poder do sorriso é muito importante. Tem que ser simpático, porque assim ele sempre chega antes, tem mais amigos, é mais querido, mais bem recebido, bate mais metas, ganha mais dinheiro. O vendedor também tem que ser entusiasmado pelo que está vendendo”, afirma.
Ao longo da entrevista, o apresentador também falou sobre atitudes que os vendedores não devem tomar, além de contar a história do dia em que bateu um recorde, vendendo 400 TVs em uma hora. A entrevista na íntegra já está disponível nas nossas plataformas digitais. Ouça abaixo: