Quando o Espaço 356 foi escolhido para ser palco da CASACOR Minas deste ano, muitos arquitetos sabiam que tinham pela frente um desafio, já que uma das características do 356 é o concreto aparente.
E, alguns tiraram partido dessa história, valorizando esse aspecto e criando ambientes que conversam com a arquitetura do espaço. Nessa pegada, um dos projetos que impressiona é o da arquiteta Ana Paula Paolinelli, que se chama Living do Colecionador.
Bom, já que é um espaço inspirado em um colecionador, ele traz uma coleção de peso de mobiliários originais de designers brasileiros como Jorge Zalszupin, Niemeyer, Bernardo Figueiredo e Jáder Almeida. E obras de arte valiosas como, por exemplo, as do Palatinik, do Amílcar de Castro e do Zé Bento.
Quanto às paredes de concreto aparente? O que será que a arquiteta fez de especial em relação a elas?
Essas paredes foram envelopadas, a meia altura, com painéis de muxarabi em madeira. Muxarabi, pra quem não sabe, é como uma treliça que permite uma estrutura vazada com um efeito lindo. Lá no século XIV o povo árabe começou a usar o muxarabi para dar um pouco mais de privacidade às moradias.
Hoje, o muxarabi é usado como efeito arquitetônico lindo. Como esse que a Ana Paula Paolinelli apresenta na CASACOR Minas.
Quer ver detalhes antes de ir no Espaço 356? Então confere o nosso perfil no Instagram, o @tendências.mag, porque as fotos estão belíssimas. Um beijo e até a próxima.