A queda de cabelo feminino é uma queixa comum e pode impactar muito a autoestima da mulher. Um desequilíbrio emocional, hormonal ou nutricional pode afetar o crescimento do cabelo. Os hormônios tem um papel decisivo na saúde dos filhos. Nas mulheres, o estrogênio funciona como um protetor natural do cabelo.
É por isso que muitas mulheres percebem os cabelos mais fortes durante a gestação, quando os níveis de estrogênio estão altos, e uma queda acentuada no pós-parto, quando ocorre a diminuição de estrogênio. A queda de cabelo feminino afeta mulheres na menopausa, justamente pela menor produção do estrogênio. Deficências nutricionais como ferro, zinco, vitamina D e B12 também estão associadas a queda de cabelo.
E sem proteína suficiente, os fios ficam fracos, já que são formados basicamente de queratina, que é uma proteína. Se você está sofrendo de queda de cabelo, fique atenta ao consumo de carnes magras, ovos, feijão, castanhas. As folhas verde-escuras, como couve, espinafre, são aliadas.
Inclua uma fruta cítrica, fonte de vitamina C após o almoço para ajudar na absorção do ferro e consuma peixes fontes de vitamina D.