O cochilo depois do almoço, chamado sesta, faz parte da cultura de vários países europeus como Espanha, Itália e Portugal. Existem diversos artigos científicos que abordam os efeitos da sesta na saúde. Estudos indicam que uma soneca curta durante o dia pode trazer benefícios para saúde de como melhorar o estado de alerta, o desempenho cognitivo, a memória e o humor.
Pesquisadores de um hospital universitário na Suíça avaliaram a sesta de mais de três mil pessoas e observaram que houve um risco significativamente menor de problemas cardíacos em pessoas que cochilaram uma ou duas vezes por semana. A grande questão é a duração desse cochilo. A recomendação é que o sono depois do almoço seja entre 15 e, no máximo, 40 minutos, sem entrar nos estágios mais profundos de sono.
O ideal é colocar o telefone para despertar, cochilar no sofá mesmo por um período curto. Nada de ir para cama e nem dormir em ambientes escuros para não passar de 40 minutos e nem entrar em sono profundo. Sonos diurnos mais longos podem interferir no sono noturno e isso já não seria bom para saúde.