A maior reviravolta no consumo de álcool em todo mundo tem-se dado na chamada Geração Z, aquela composta por pessoas nascidas entre 1995 e 2009, ou seja, jovens abaixo dos 30 anos atualmente.
Se até a geração anterior, a chamada Millenial, o consumo de álcool era uma espécie de rito de passagem para a vida adulta, como forma de aliviar estresse, descontrair e relaxar, para a Geração Z, a vida adulta impõe hábitos saudáveis que possam garantir uma vida longeva cheia de saúde e bem-estar. Por isso, bebidas sem álcool ou com baixo teor alcoólico são as escolhidas.
Entender as escolhas dos jovens de hoje tem sido a busca do mercado que precisa disso para desenvolver os produtos que respondam às demandas dessa geração. Os estudos mostram as cinco principais razões alegadas pela Geração Z para reduzir ou se abster do consumo de álcool.
São elas: saúde e bem-estar em primeiro lugar, seguidos por medos dos efeitos físicos negativos, como ressaca e alcoolismo e de perder o controle social sendo exposto em situações vexatórias nas redes sociais.
O terceiro motivo é financeiro, ou seja, os jovens não querem se comprometer com uma grande parte de sua renda em bebidas alcoólicas, que são mais caras.
O quarto motivo é o controle de peso. O álcool contém calorias e o seu consumo constante e em excesso pode levar ao aumento do peso.
E o quinto motivo é reduzir o risco de males graves, como cânceres, doenças hepáticas, e doenças cardíacas.