O convidado do Conecta Mente dessa segunda–feira (28/4) revolucionou o mercado de produtos pet no Brasil. Sérgio Zimerman é o CEO da Petz, um império inovador distribuído em diversas cidades do país. No bate–papo, o empresário compartilhou suas experiências na criação da rede de lojas.
A história da Petz começou no início dos anos 2000, como Pet Center Marginal, por meio do que Zimerman chamou de “acidente de percurso” em sua trajetória como empreendedor: “Minha outra atividade empreendedora era um atacado de alimentos e de perfumaria, e no ano de 2002 eu quebrei e precisava recomeçar”.
Zimerman reforça que: “Na época, achava que talvez fosse ser complicado o segmento pet, mas, ao ver que já tinham algumas megalojas na cidade de São Paulo, nas regiões Sul e Oeste, eu achei que também poderia ter uma megaloja para atender as Zonas Leste e Norte”.
Sérgio contou que seu único objetivo com a Pet Center Marginal era sustentar a sua família com quatro filhos, e que precisava ter apenas uma loja. No entanto, ao ver que o negócio deu certo, começou a expandir até atingir as atuais 270 unidades. “Você começa a perguntar por que não tem uma segunda, uma terceira?”.
Amor pelos animais unifica segmento pet
Com lojas espalhadas de Norte a Sul do Brasil, imagina–se que o empresário tenha o grande desafio de atender às especificidades de cada região. No entanto, de acordo com Zimerman, o segmento pet unifica os clientes através do amor pelos animais de estimação.
“A gente descobriu que nós somos uma das raríssimas redes de varejo que pode estar em um segmento e que consegue trabalhar com marcas praticamente nacionais, com um mix de produtos quase igual do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, passando pelo Amazonas e pelos estados do Centro–Oeste, Sul e Sudeste”, explica.
Lojas com interação e relacionamento
A Petz é pioneira no quesito megaloja de produtos para animais no Brasil, e tem se estabelecido cada vez mais no universo on-line. Além da variedade de itens, Sérgio acreditava que a experiência de compra deveria ir além.
“Quando a gente montou a primeira loja, eu acreditava que as pessoas que têm um animal de estimação não querem fazer uma compra como se fosse um supermercado, aquela compra fria. Os clientes querem interação, relacionamento, experiência na loja. Então, desde o início, nós nos preocupamos em fazer muitos eventos, apresentações, concursos”, conta Sérgio.
Além disso, a Petz oferece serviços de banho, tosa e atendimento veterinário, completando o atendimento às necessidades de quem tem um pet.
“Em 2015, exatamente, nós vimos que as vendas on-line no resto do mundo estava começando a ter importância para o segmento pet, mas no Brasil ainda não. Porém, a gente viu que deveríamos estruturar a entrada de uma maneira absolutamente integrada entre o on-line e o físico, que é o conceito de omnicanalidade (que é integrar todos os canais de comunicação e venda)”, explicou o empresário.
Adote Petz
Segundo Zimerman, a Petz possui diversas iniciativas dentro dos pilares do ESG (Ambiental, Social e Governança). A de maior destaque é a Adote Petz. “É uma maneira de abrir o espaço mais nobre das nossas lojas para ONGs parceiras para fazer doações de cães e gatos. Hoje, nós somos a maior plataforma de doação de pets do Brasil”.
“A gente doa praticamente 10 mil pets por ano. No acumulado, já estamos chegando à marca de 100 mil pets doados. E além disso, nós temos uma parceria com a editora Mol, que é uma editora social, em que a gente vende centenas de milhares de livros para consumidores que gostam e sabem que estão contribuindo para ONGs”, diz.
Zimerman contou histórias de adaptação da Petz, além do surgimento da loja com 24 horas de funcionamento, que inovou o mercado. O empresário também deu dicas para quem está passando por momentos de mudanças de rota, como o que ele passou antes de abrir a Petz.
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