Uma loja de 20 metros quadrados que começou de forma tímida em SP, na década de 1970, hoje vende três pães de queijo a cada um segundo, 500 mil cafés expressos por mês e milhares de chás por dia. Essa é a história da Rei do Mate, uma das redes de franquias mais bem–sucedidas do Brasil. Para falar sobre esse case de sucesso, o Conecta Mente da próxima segunda–feira (10) receberá o CEO da empresa, Antônio Carlos Nasraui.
No programa, os apresentadores Fernando Cardoso e Paulo Leite conversaram com Nasraui sobre os detalhes e curiosidades do sucesso nacional da Rei do Mate. O CEO contou que a empresa iniciou com o pai comerciante, em 1978, no cruzamento das avenidas São João com Ipiranga.
“Ele abriu a primeira loja em 1978, a segunda, na década de 1980, acho que em 1985, e ficaram com essas duas lojas na São João, eram um point. As pessoas vinham de outros lugares de São Paulo para tomar mate. Era ruim de parar o carro, parava no proibido, no ponto de ônibus”, relembrou Antônio Carlos.
Rede vende três pães de queijo por segundo
Nasraui contou a história por trás dos três pães de queijo vendidos por segundo. De acordo com o empresário, quando a loja começou a vender pães de queijo, uma forte concorrência se instalou no redor, com cerca de 15 outras lojas copiando cardápio, uniforme e até o azulejo do Rei do Mate.
“A gente entrou com pão de queijo com uma qualidade maior, na época nós tivemos até um estresse porque tivemos que sair dessa guerra, porque essa guerra ia matar a gente, quer dizer, enquanto você tá competindo só por preço, não pela qualidade, seu último degrau é o preço, você não tem mais como argumentar com o cliente”.
A partir disso, o Rei do Mate apostou em um novo formato de vender pães de queijo, que chegou a ir para o Rio de Janeiro e hoje é um dos carros-chefes da alimentação da rede de franquias. O CEO também lembrou sobre os desafios e superações do momento da pandemia, em que a empresa teve que se reinventar.
O episódio completo com toda a história sobre o Rei do Mate já está disponível nas nossas plataformas digitais. Ouça abaixo: