O CCBB BH receberá a ocupação “Trilogia Matriarcas”, homenagem à vida de Helena Theodoro, primeira doutora negra em filosofia do Brasil. A partir desta quarta–feira (23/4), haverá uma programação com espetáculos, exposição, música, cinema, debate e oficina, em celebração aos 80 anos da trajetória da estudiosa.
Para Theodoro, essa ocupação representa uma verdadeira celebração da filosofia africana e da mulher negra. “Estou profundamente feliz e honrada com essa ocupação no CCBB. Para mim, essa é uma oportunidade incrível de celebrar e difundir a filosofia africana, especialmente por meio de espetáculos que exaltam as múltiplas dimensões da mulher: política, sagrada e secreta”.
“Essas diferentes facetas coexistem em uma única mulher, e isso reflete a visão africana de que a mulher não se limita a um papel preestabelecido. Ela pode ser política, espiritual, e desempenhar muitas outras funções”, completou Helena.
Show de abertura
Fabiana Cozza fará um show de abertura da ocupação, nesta quarta–feira, às 19h. A cantora é negra–mestiça, professora, pesquisadora e poeta, reforçando a representatividade racial do evento. Com 25 anos de carreira, a artista canta sobre ancestralidade por meio do samba.
Trilogia Matriarcas – Mãe Preta, Mãe de Santo e Mãe Baiana
A programação tem como destaque os espetáculos da “Trilogia Matriarcas”, composta por três peças teatrais inspiradas nas vivências de Theodoro e em histórias de mulheres negras que enfrentaram desafios e transformaram suas realidades. Os ingressos para as peças custam a partir de R$ 15 (meia–entrada) no site e na bilheteria do CCBB BH.
‘Mãe Preta’
Em cartaz a partir desta sexta–feira (25/4), “Mãe Preta” é um espetáculo dirigido por Lucelia Sergio e traz à cena a trajetória de uma mulher negra que, após enfrentar duras perdas, encontra na ancestralidade e nos afetos familiares a força para reconstruir sua vida. A peça é inspirada na história pessoal de Helena.
‘Mãe de Santo’
Com estreia neste domingo (27/4), “Mãe de Santo” foi escrito a partir de textos e relatos de Helena Theodoro, com direção de Luiz Antônio Pilar e Vilma Melo como protagonista. O espetáculo reflete sobre os muitos papéis desempenhados por mulheres negras ao longo da vida, tocando em temas como ancestralidade e espiritualidade.
‘Mãe Baiana’
Em “Mãe Baiana”, Fluiza Loroza e Teca Pereira são neta e avó em uma relação de memória afetiva e luto. Na história, a avó lida com a perda um filho, fato que Helena Theodoro vivenciou quando perdeu seu filho de quatro anos. A pela retrata a dor com sensibilidade e serenidade a respeito das diferentes compreensões do luto.
Debate e oficina
A ocupação também promoverá o debate especial “Encontro de Gerações: Mulheres Negras no Cinema”, neste sábado (26/4), às 11h, com participação de Helena Theodoro, Eliane do Carmo e Adélia Sampaio.
Na próxima segunda–feira (28/4), às 11h, Theodora ministrará a palestra/oficina “Princípio Feminino das Filosofias Africanas”, apresentando ao público sua trajetória de estudos e vivências dessas tradições.
Exposição ‘Baobá de Memórias’
Para complementar a programação, a exposição “Baobá de Memórias – uma homenagem à Léa Garcia” prestará tributo à atriz em seu último trabalho, a versão audiovisual de “Mãe Baiana”. Ficará à disposição do público fotos de cena e bastidores, áudios, figurinos de peça e uma estante de referências de livros de pessoas pretas.
Um labirinto de turbantes e um grande baobá com mais de 300 flores pendulares estão disponíveis na mostra. A programação ainda trará a exibição do filme “Mãe Baiana”, às quartas e quintas–feiras, entre 30 de abril e 22 de maio, sempre às 15h.
Confira a programação completa da ocupação:
Espetáculos – Teatro II
– Mãe Preta | 25/04 a 24/05, sextas e sábados, às 19h | 12 anos
– Mãe de Santo | 27/04 a 25/05, domingos, às 19h | 12 anos
– Mãe Baiana | 28/04 a 26/05, segundas, às 19h | 12 anos
Música – Teatro I
Fabiana Cozza (voz e violão) – 23/04, quarta-feira, das 19h às 20h | Livre
Exposição – Foyer do Teatro II
Baobá de Memórias – Uma Homenagem a Léa Garcia: 23/04 a 26/05, de quarta a segunda, das 10h às 22h | Livre
Cinema – Teatro II
Mãe Baiana – O Filme: 30/04 a 22/05, quartas e quintas, às 15h | 12 anos
Debate – Teatro II
Debate “Encontro de Gerações: Mulheres Negras no Cinema”, com Helena Theodoro, Eliane do Carmo e Adélia Sampaio – 26/04, sábado, das 11h às 13h | Livre
Palestra/Oficina – Teatro I
“Princípio Feminino nas Filosofias Africanas”, com Helena Theodoro – 28/04, segunda-feira, das 11h às 13h | Livre