O CCBB BH recebe, nesta terça–feira (2), a exposição gratuita “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”. A mostra reúne fotos feitas pelo fotógrafo japonês em visitas a aldeias pelo Brasil, junto com o líder indígena, durante a década de 1990. A iniciativa ficará disponível para visitação até o dia 30 de novembro.
“Momentos de intimidade e contentamento entre amigos inspiraram esta mostra fotográfica mediada por encontros com algumas das pessoas queridas que nos receberam em suas cozinhas e canoas, suas praias de rios e nas aldeias Ashaninka, Xavante, Krikati, Gavião, Yawanawá, Huni Kuin”, declarou Krenak.
Hiromi Nagakura é um premiado fotógrafo, tendo viajado pelos estados do Acre, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, São Paulo e Amazonas com o ativista Ailton Krenak, entre 1993 e 1998, período em que fez os registros. Os ingressos gratuitos para a exposição e para as atividades relacionadas (confira abaixo) estão disponíveis neste link.
Krenak e Nagakura firmam parceria
A colaboração entre Krenak e Nagakura iniciou em uma conversa na sede da Aliança dos Povos da Floresta, no Butantã, em São Paulo, quando a curadora Eliza Otsuka apresentou o plano de viagens do fotógrafo. O japonês desejou ter Ailton como parceiro e interlocutor em sua busca por diferentes etnias dos povos originários do Brasil.
“Ela [Eliza] resumiu com estas palavras o conceito todo do projeto para alguns anos dali para frente: ele vai ser a sua sombra por onde você for, quando estiver dormindo e quando estiver acordado”, relembrou o líder indígena. Nessa história, Eliza tornou-se intérprete de Nagakura para facilitar a comunicação com o ativista.
Após temporadas no Instituto Ohtake, em São Paulo (30 mil visitantes), no CCBB Rio de Janeiro (361 mil visitantes) e no CCBB Brasília (20 mil visitantes), a exposição finalmente chega à Belo Horizonte. Nesta terça-feira, haverá um evento de estreia com a presença de Nagakura e Krenak, além de atividades ao longo da semana. Confira a programação completa:
2 de outubro
Palestra “Celebração do Encontro, às 19h: Nagakura e Ailton”: o fotógrafo e o líder indígena relembram as viagens, 30 anos depois, com a presença das lideranças indígenas Huni Kuin e Krikati.
3 de outubro
Oficina ” A tecelagem do povo Huni Kuin – do mito à arte”, às 15h: Nietta, Tximá e Maria de Fátima trazem o mito da criação da tecelagem Huni Kuin pela Aranha, demonstrando o cuidado com o algodão desde a retirada da semente até o preparo do fio, revelando os segredos do tingimento e da montagem do tear de cintura e os desenhos chamados de Kenê.
Mesa de conversa “Nagakura e Ailton reencontram as mulheres da floresta e do cerrado”, às 19h: Hiromi Nagakura, Ailton Kreank e as lideranças se encontram para falarem das primeiras viagens do fotógrafo às suas aldeias, a amizade que perdura, as mudanças na paisagem e as conquistas e retrocessos na política para os povos indígenas.
4 de outubro
Encontro com professores, às 9h30: Ailton Krenak, Marineusa Pryj Krikati e Maria Salete Caapir Krikati convidam educadores para uma conversa sobre a educação indígena nas aldeias Krikati e a transmissão dos saberes tradicionais de seu povo para as novas gerações.
Oficina “Pintura corporal com mulheres Huni Kuin e Krikati”, às 15h: A diversidade de formas que o urucum e o jenipapo podem assumir nos corpos indígenas, respeitando a tradição de cada povo, os mitos de origem, o legado dos ancestrais. Conversas sobre o ato de pintar o corpo, preparar a tinta, celebrar nas cerimônias. As mulheres pintam os participantes.
Exposição: Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak
Data: 2 de outubro a 30 de novembro
Horário: quarta a segunda–feira, das 10h às 22h
Local: CCBB BH | Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Ingressos gratuitos: https://ccbb.com.br/belo-horizonte/bh-programacao/hiromi-nagakura-ate-a-amazonia-com-ailton-krenak/