O que é bonito pra você? Um rosto simétrico, uma bem cortada roupa de linho, um ambiente limpo, uma casa que nem as que são mostradas nas revistas?
Essa história da beleza é algo bem particular, embora seja cada vez mais discutida, né? E é ótimo quando alguém faz alguma provocação que nos faz sair do comodismo estético para propor novas leituras.
Uma que é bom prestar a atenção é a instalação “O Bloco”, da Bloc Arquitetura, que faz parte desta edição da CASACOR Minas.
Vamos por partes: quem trafega pela BR-356 vê de longe uma enorme estrutura ao lado da construção do Espaço 356. Seria o início de uma nova obra? Algo inacabado? Um olhar mais apurado percebe que ali há uma beleza inesperada por vários motivos.
A instalação “O Bloco” é uma dessas provocações, muito bem pensadas. Primeiro, porque destaca um elemento comum e relegado: o andaime do canteiro de obra. E, nela, o andaime revela-se de maneira instigante e inusitada, criando uma grande massa sólida, mas que é ao mesmo tempo, permeável, transponível e etérea.
Numa sociedade acostumada ao liso, ao brilhante, ao novo, onde o imperfeito é combatido, o provisório mal visto e o profundo raramente alcançado, a instalação mostra que a beleza pode surgir em lugares, superfícies e situações inusitadas.