O maior evento de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas retorna a Belo Horizonte para sua 29ª edição. É a CASACOR Minas Gerais, que está de endereço novo. Entre 26 de julho e 15 de setembro, o Espaço 356, no Olhos D’Água, vai receber os projetos que têm como tema: “De presente, o agora”.
A fim de exaltar a importância da ancestralidade e qual a herança comum pretendemos deixar para as próximas gerações, o objetivo é trazer à tona reflexões que a sociedade deve praticar para garantir um futuro melhor para todos.
Nesta edição, serão 97 profissionais do setor, que assinam 62 ambientes que compõem a CASACOR Minas. Além deles, 180 empresas do segmento trabalham para que tudo ocorra em sintonia. Os ingressos estão disponíveis no site (acesse aqui).
CASACOR de casa nova
O novo local passou por um processo recente de retrofit, o que ressignificou o empreendimento onde antes funcionava uma rede de motéis. A nova estrutura traz um conceito conhecido como Living Center, no qual reúne gastronomia, moda, arte, práticas esportivas e bem-estar.
Nesse sentido, mais uma vez a CASASCOR Minas apresenta à capital mineira novas formas de se utilizar um espaço dentro da cidade. Como ocorreu com a sede do Arquivo Público Mineiro, a Casa do Conde de Santa Marinha, o Casarão da Rede Ferroviária Federal, o Palácio das Mangabeiras, a Casa Ferolla – no ano passado – além de outros imóveis.
“A cidade é um mecanismo vivo e pulsante, que vem passando por uma série de transformações. Ao escolhermos um endereço que acaba de passar por um processo de retrofit, reintegrando-se à paisagem urbana, e conquistando novos usos, estamos refletindo sobre a importância e o compromisso dos profissionais da arquitetura, do design de interiores e do paisagismo no processo de reconstrução das cidades”, destaca Eduardo Faleiro, diretor da CASACOR Minas.
A diretora Juliana Grillo enfatiza que a temática contribuiu para reforçar a importância das práticas sustentáveis. “Ao ocuparmos uma construção já existente, e que acabou de passar por um processo de requalificação dentro de um modelo que restaura a antiga estrutura e preserva a arquitetura original, estamos contribuindo para apresentar novos formatos de aproveitamento não apenas das áreas, mas também de parte das construções existentes nas grandes cidades”, explica.
Desconectar e se conectar
Uma das profissionais presentes nesta edição é a arquiteta Daniela Jabour, que, junto a Rodrigo Moura, assina o ambiente “Sala do Piano”. O espaço minimalista foi desenvolvido e construído para se desconcertar e se conectar consigo mesmo, com o agora e em comunhão.
“A nossa vida tem sido muito corrida, os dias muito corridos, as pessoas muito nervosas, estressadas, ansiosas. Então, em meio a esse mix de sentimentos, a gente trouxe um momento de relaxamento, um momento de paz. Porque a gente tem vivido muito pensando só no futuro, né? Sempre a gente tá pensando no amanhã, E o hoje é tão importante”, explica Daniela, que é sócia de Rodrigo no escritório Moura Jabour Arquitetos.
Novidades
Com uma equipe diversificada, entre profissionais experientes e estreantes, esta edição da CASACOR Minas tem algumas especificidades em relação às anteriores. Uma delas é que alguns ambientes estarão abertos ao público, sem a necessidade de ingressos para o acesso.
Outra novidade é que alguns novos ambientes, em destaque os comerciais, seguirão operando após o término da mostra. O Café Mayor e a bilheteria estão entre eles, e outros serão anunciados durante o evento. A mostra 100%, que exalta a produção do estado, também está de volta.
Arte
A arte visual também ocupa um espaço especial na programação. Durante toda a temporada da CASACOR Minas em BH, o ambiente “Galeria de Arte”, da arquiteta Juliana Vasconcellos, será palco de exposições.
No primeiro dia, será aberta a exposição do fotógrafo Daniel Mansur, que vai até 5 de agosto. Com um olhar sensível atrás das lentes, ele nos convida a embarcar em uma jornada visual: cada imagem é uma porta que deve ser aberta.
Em seguida, a galeria Murilo Castro irá apresentar, até 12 de agosto, os trabalhos de Raquel Saliba, responsável por criar figuras antropomórficas que nascem do barro e da terra. Trazendo na identidade o compromisso com a tradição para um mundo repleto de formas, cores e texturas.
Entre 12 e 16 de agosto, chega a vez da Mitre Galeria apresentar um acervo recheado de fotografias, esculturas, pinturas e desenhos de artistas, como Luana Vitra, Davi Jesus do Nascimento e Wallace Pato.
Já de 9 a 15 de setembro, a arquiteta, designer de interiores e de móveis Juliana Vasconcellos encerra o ciclo de exposições apresentando um recorte do seu trabalho. Uma das principais figuras de sua geração, ela dirige seu estúdio focado em interiores sob medida e design colecionável, sempre priorizando materiais naturais.
Gastronomia
Outra marca registrada da CASACOR Minas é uma programação que sempre surpreende o paladar. A partir desta sexta, os visitantes terão à disposição diversas opções para agradar os mais variados gostos.
O Bar do Vinho, do Cabernet Butiquim, projetado por Paulo Campos e Sarah Floresta, Elisa Café, projeto de Roziane Faleiro, o Restaurante O Chef e o Cabra, de Onildo Rocha, assinado pela Life Projects, são alguns entre muitos. Além da equipe do Jangalito à frente do bar, um dos espaços mais frequentados, feito por Junior Piacesi.
29ª CASACOR Minas Gerais
Horário de funcionamento:
Terça a Sexta feira – das 14h às 21h (21h encerra a bilheteria, visitação até às 22:00)
Sábados – das 12h às 21h (21h encerra a bilheteria, visitação até às 22:00)
Domingo – das 12h às 19h (19h encerra a bilheteria, visitação até às 20:00)
Ingressos: www.casacor.com.br
Local: Espaço 356
Endereço: Rua Adriano Chaves e Matos, 100 – Olhos D’água – Belo Horizonte