A galeria de arte Casa GAL vai encerrar as atividades no seu atual endereço, no bairro Sion, região Centro–Sul de Belo Horizonte. Para marcar a despedida, o local promoverá a exposição “Quieto no Escuro”, do artista Rodrigo Borges, a partir do dia 23 de outubro.
A Casa GAL é uma galeria de arte virtual e independente, que tomou forma física em 2018, quando fez sua primeira ocupação em BH. Permaneceu fixa no bairro Sion desde 2021, e agora, seguirá para um novo endereço ainda não divulgado.
Para encerrar as atividades no espaço com chave de ouro, Rodrigo Borges irá expor uma série de obras no local até o mês de dezembro. Inspirado pela frase de Guimarães Rosa “Tudo o que muda vem quieto no escuro”, o artista procurou explorar a lentidão e a quietude como contraponto à velocidade à claridade do mundo contemporâneo.
“A série Quieto no Escuro pretende dar a ver uma imagem que vem do escuro com o escuro e, assim, dizer da importância do escuro na construção do imaginário e do mundo. Esse meu interesse pelo escuro vem da abstração geométrica (especialmente Malevich), dos grafismos indígenas e de uma série de outras escuridões”, explica Borges.
Após deixar a residência no Sion, a Casa GAL promete manter seu caráter efêmero e seguir contribuindo para a cena cultural da capital mineira.