Uma família mobiliza uma campanha nas redes sociais para adaptar a casa de Victor Gabriel Silva Ferreira, garoto de 11 anos que possui Síndrome de Duchenne. Vanessa Junia da Silva e Vitória, mãe e irmã da criança, estão arrecadando recursos para adquirir também uma cadeira de rodas motorizada. Diariamente, Silva precisa subir e descer uma escadaria de 50 degraus com o garoto no colo, que não se locomove sozinho por causa da doença. A família mora no bairro Paulo VI, em Belo Horizonte.
Em 2020, a família recebeu o diagnóstico de Victor: uma doença genética rara que causa a degeneração progressiva dos músculos. A Síndrome de Duchenne afeta a autonomia do paciente, dificultando simples tarefas como caminhar ou subir degraus sem auxílio.
Com o avanço da doença, a mãe do menino passou a ter que carregá-lo no colo diariamente para garantir que ele frequente a escola. A família mora em um local de difícil acesso, e Vanessa precisa se desdobrar para garantir a mobilidade do filho. Atualmente, Victor tem 35 quilos e possui 1,45 centímetros.
Para melhorar o dia a dia do garoto e da família, mãe e filha estão fazendo uma campanha nas redes sociais para arrecadar recursos. O objetivo é comprar uma cadeira de rodas motorizada para a criança e adaptar a casa onde eles moram. O equipamente devolverá parte da independência de Victor e aliviará o esforço físico de Vanessa.
Confira um vídeo em que a família mostra como é feita a mobilidade do garoto para levá-lo até a escola:
