Os equipamentos culturais de BH estão participando da 23ª Semana Nacional de Museus, que começa nesta segunda–feira (12/5) e vai até o próximo domingo (18/5). Haverá uma série de atividades gratuitas em locais como Museu Histórico Abílio Barreto, Museu da Imagem e do Som e Museu da Moda.
Neste ano, o tema do evento é “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. O objetivo é refletir sobre o contexto atual dos equipamentos culturais e o que ainda pode ocorrer com eles. Além dos dispositivos citados, haverá também programação no Museu Casa Kubitschek e na Casa do Baile.
Em Belo Horizonte, a Semana Nacional dos Museus promoverá sessões de cinema, jogos, brincadeiras, oficinas, visitas mediadas, debates, lançamentos e outras atrações. O evento é promovido anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio.
“Este é mais um evento de reflexão sobre os museus e a importância para a cidadania e a promoção da cultura. Trata-se de uma celebração nacional que relembra a importância dessas instituições na salvaguarda da memória e na realização de ações contínuas de mediação da cultura com os públicos de todas as idades”, destacou a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras.
Programação
Na programação, o Museu Histórico Abílio Barreto realizará a oficina “Des-Inventar histórias”, neste sábado (17/5), às 14h30, para maiores de 16 anos. Já no domingo, o espaço promoverá o “Jogo da Mobilidade Urbana”, às 10h30, para crianças de 8 a 12 anos.
Além dessas atividades, o museu oferecerá a oficina “Arte em um processo museal”, nesta terça–feira (13/5), às 14h. A inciativa é voltada para maiores de 10 anos e buscará recriar personagens históricos a partir da oralidade e a fabulação, utilizando técnicas de pintura e elementos artísticos, como tinta e papel.
O auditório do Museu da Moda receberá a nova edição do Diálogos MAP, às 18h30, com o tema “Desafios da gestão museológica no tempo e espaço”. O evento promoverá um encontro entre gestores de alguns dispositivos culturais de Belo Horizonte, em um bate–papo com mediação de Isabela Guerra.
Já na quarta–feira (14/5), o Museu da Moda promoverá uma visita mediada à exposição “Clara Nunes – Eu sou a tal mineira”, nesta quarta–feira, às 15h. A mostra percorre a carreira da cantora, destacando a influência da moda em sua trajetória por meio de 50 figurinos e adereços originais.
O Museu da Imagem e do Som receberá o Planetário Sankofa, nesta sexta–feira (16/5), às 19h. O projeto itinerante leva sessões de cinema fulldome com temática de astronomia a diversos locais, apresentando filmes imersivos e atividades educativas. Os ingressos gratuitos estão disponíveis neste link.
Na região da Pampulha, o Museu Casa Kubitschek receberá o lançamento da obra “Tempo Real II”, de Elisa de Campos, e a ativação de outros trabalhos da artista que fazem parte da exposição “Traçar Moderno: Construindo Formas e Trajetórias”. O evento será neste sábado (17/5), às 10h.
A Casa do Baile receberá o Baile Vogue “O Palácio de Cristal”, apresentado pela House of Barracuda, também no sábado, das 18h às 22h. A inspiração para o evento será o reinado de Legendary Overall Mother Cristal Barracuda. A classificação do evento é de 16 anos, e a entrada está sujeita à lotação.
Confira a programação completa da Semana Nacional de Museus em BH neste link.
Semana Nacional de Museus BH
Data: 12 a 18 de maio
Local: Museu Histórico Abílio Barreto, Museu da Imagem e do Som, Museu da Moda, Museu Casa Kubitschek e Casa do Baile.
Com PBH