Olha que interessante o que revela a pesquisa encomendada pelo Quinto Andar sobre o comportamento da população de Belo Horizonte em relação à moradia.
Quem dá detalhes é o Thiago Reis, gerente de comunicação e dados do Quinto Andar. A gente quis saber como vivem e o que sonham os habitantes da região metropolitana em relação à casa.
E os dados mostram que quase metade dos moradores pretende comprar um imóvel, mas que as condições financeiras são as principais barreiras para concretizar essa transação. Tanto é que 59% dos que dizem que querem adquirir um imóvel, planejam fazer essa compra daqui a um ano ou mais.
Os números mostram ainda que um em cada três moradores da região diz que as despesas hoje consomem toda ou praticamente toda a renda. Daí, o desafio de guardar dinheiro para uma decisão tão importante na vida, que é comprar uma casa.
Há um outro dado superinteressante que mostra que um dos principais motivos para quem pensa em comprar um imóvel é ter segurança financeira.
Tem um patrimônio, um lastro. 33% citam essa motivação, que mostra um certo pragmatismo do Belo Horizonte.
Há também quem aponte realizar um sonho, ter um imóvel melhor, mais novo, com mais infraestrutura e sair do aluguel, claro. Interessante, né?
Belo Horizonte, nesse ponto, se mostra bem mais pragmático que os moradores das cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Por lá, segundo a pesquisa, apenas 25% da população têm esse desejo de ter uma casa para chamar de sua.