Belo Horizonte ganhou, nesta terça-feira (19/8), a nova sede da Deptur (Delegacia de Eventos e Proteção ao Turista). O órgão passa a funcionar na Casa Amarela, imóvel centenário localizado na Praça da Liberdade, revitalizado com recursos da CDL/BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte).
O espaço passa a integrar o Circuito Liberdade e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, com escala especial em dias de jogos e eventos. Com a nova sede, a expectativa é de que a segurança se consolide como um diferencial competitivo para BH e fortaleça o turismo na capital mineira.
Durante a inauguração, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões destacou que a mudança reforça o compromisso do governo com a segurança pública e o turismo. “Com a instalação da sede em um dos principais pontos turísticos da capital mineira, a tendência é que o atendimento ao fluxo de visitantes seja ampliado e aprimorado”, afirmou.
Tranquilidade para turistas e moradores
Segundo o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, a nova sede traz maior tranquilidade não só para quem está visitando BH, mas também para os cidadãos que participam dos eventos da cidade.
“A gente está intensificando muito essa atração de turistas, esses eventos em Belo Horizonte. Então, essa localização da delegacia, muito mais próxima, faz parte aqui do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, onde temos um número enorme de turistas, e traz tranquilidade”, declarou à repórter Marcela Machado.
A CDL/BH custeou a revitalização do imóvel e reforçou a importância de investir em ações que atraiam e acolham turistas. “O setor de comércio e serviços é um dos principais beneficiados com o turismo. É essencial apoiar iniciativas como essa”, completou Souza e Silva.
A Deptur atua na investigação de delitos, no acolhimento e orientação ao turista, além de estar presente em jogos, eventos de grande porte, no terminal rodoviário e nos aeroportos de Confins e da Pampulha. O órgão também dispõe de uma Delegacia Móvel para atender outras cidades de Minas.
Segundo dados do Observatório do Turismo de Minas Gerais, o setor tem apresentado crescimento consistente. Em maio deste ano, o Aeroporto Internacional de Confins registrou fluxo de 1,08 milhão de passageiros, alta de 13,5% em relação ao mesmo período de 2024. O Circuito Liberdade, por sua vez, recebeu 360 mil visitantes no mês de maio, aumento de 2,9% na comparação anual.