Que a cultura de bares é forte em BH, muita gente já sabe. Mas o que pode ser novidade para muitos é que diversos estabelecimentos da capital mineira apostam na produção de bebidas in loco. Cervejas artesanais e drinques são algumas opções que o público encontra para beber direto da fonte.
Abaixo, confira uma lista de bares e restaurantes que produzem suas próprias bebidas.
Octopus Greenhouse
Localizado em um casarão centenário da Savassi, região Centro–Sul de Belo Horizonte, a Octopus Greenhouse produz cervejas no local, desde 2022, em uma fábrica montada no próprio imóvel. O cardápio oferece cervejas high end, extremas e complexas, e opções de pratos veganos feitos com insumos de produtores locais.
Nos espaço, os clientes têm uma visão privilegiada da fábrica, podendo consumir as cervejas enquanto observam o processo de produção das próprias. “Fazem parte da nossa carta, desde as double IPAs, com bastante lúpulo e múltiplas técnicas de lupulagem, a Imperial Stouts e Sours com cargas massivas de adjuntos”, disse um dos sócios, Alfredo Lana.
Um dos diferenciais da casa é a busca por constantes lançamentos para atender ao público consumidor de cervejas artesanais adepto à experiências. “Lançamos de três a quatro rótulos/mês e eles raramente voltam ao catálogo. Há, é claro, algumas cervejas pontuais, consideradas as nossas clássicas”, destacou o empresário.
Endereço: Rua Tomé de Souza, 600 – Savassi
Funcionamento: segunda e terça–feira, 11h30 à meia–noite; quarta e quinta–feira, 11h30 às 15h e 18h à meia–noite; sexta–feira e sábado, 11h30 à meia–noite

Cervejaria Viela
Um verdadeiro império em BH, a Cervejaria Viela possui um bar, um restaurante e uma distribuidora, além de abastecer uma pizzaria pertencente ao mesmo grupo. A empresa produz cervejas artesanais e as vende em alguns bares da cidade, além de comercializar em estabelecimentos próprios, como o boteco Juramento 202, a Cozinha Tupis, a Distribuidora Goitacazes e o Forno da Saudade.
A cervejaria nasceu em 2018, a partir do desejo dos sócios Rafael Quick, Samuel Viterbo e Marcelo Machado de produzir uma cerveja artesanal boa e acessível. O objetivo inicial era vender a bebida engarrafada para os bares da capital, no entanto, um imóvel disponível na região Leste de BH deu origem ao bar Juramento 202 e mudou os rumos do grupo.
Endereços: Juramento 202 | Rua Juramento, 202 – Pompéia
Cozinha Tupis e Distribuidora Goitacazes | Rua Rio Grande do Sul, 505 – Barro Preto (Mercado Novo)
Forno da Saudade | Rua Patrocínio, 1 – Carlos Prates

Lambe Lambe
Os drinques fermentados da Lambe Lambe caíram no gosto de Belo Horizonte e passaram a ser entregues em todo o Brasil. Na capital mineira e em Tiradentes, quatro espaços funcionam como casa da marca, onde os clientes podem tomar a bebida fresquinha e acompanhar com um petisco.
Segundo a Lambe Lambe, os drinques são naturais e feitos com frutas de verdade, tendo 6% de teor alcoólico. A marca nasceu com o objetivo de democratizar o acesso aos drinques e é vendida em copos, latas, growlers e barris para eventos.
Endereços: Avenida Olegário Maciel, 742 – Centro (Mercado Novo) | Rua Sergipe, 1437 – Savassi | Avenida Amazonas, 1049 – Centro (2º andar)

Mascate
Conhecida como a casa da Xeque Mate Bebidas, o local oferece almoço, karaoquê, drinques e, claro, Xeque Mate. A bebida de rum, mate e guaraná conquistou os belo–horizontinos e fez nascer mais três bares na capital mineira – as unidades da Mascate.
O drinque nasceu em 2015 e construiu um império que, atualmente, distribui bebidas pelo Brasil, conquistou concorrentes e vende até linha de roupas e acessórios (Lab Xeque Mate).
Endereços: avenida do Contorno, 1790 – Floresta | Rua Sergipe, 1389 – Funcionários | Avenida Olegário Maciel, 742 – Centro (Mercado Novo)

Querida Jacinta
Além de restaurante e bar dançante, o Querida Jacinta é uma cervejaria que produz as próprias bebidas. São três opções de cerveja da casa no cardápio: Jacinta Amber Lager, WIT do Poleiro e IPA Querida. O estabelecimento foi inaugurado no início de 2018, com o objetivo de vender cervejas próprias e de outros produtores mineiros.
Endereço: rua Grão Pará, 185 – Santa Efigênia
Funcionamento: terça–feira, 11h às 14h30; quarta e quinta–feira, 11h às 14h30 e 18h à meia–noite; sexta–feira, 11h às 14h30 e 18h à 1h; sábado, 11h30 à 1h; domingo, 11h30 às 16h
