Arquitetura é algo que, quanto mais você gosta, tanto mais você pesquisa sobre o assunto – uma pesquisa que pode ser feita na internet, em livros, e também andando pelas ruas da cidade. Eu particularmente gosto muito disso: de andar, ver, rever e depois trocar informação com quem tem essa mesma paixão.
A conversa sempre passa por algo assim, “tem uma rua no bairro tal que tem uma casa que você precisa conhecer”, é muito gostoso esse exercício! Aliás, eu confesso que tem algumas casas em Belo Horizonte que faço questão de passar por elas de vez em quando, só para admirar a arquitetura.
Esses dias eu li sobre um guia de São Paulo que se chama Guia Casas Cheias de Sonho, da empresária Lissa Carmona, que reúne 12 construções da cidade, representativas de diferentes fases e vertentes do modernismo, erguidas entre as décadas de 1920 e 1970. E o mais incrível é que algumas delas você pode conhecer por dentro. Um projeto tão lindo que merece chegar a outra cidades, não é? Eu mesma já comecei a sonhar com algo do tipo aqui em BH.