Desde o início de suas operações em Minas Gerais, a Anglo American tem promovido uma atuação que vai além da atividade mineral. Em sua frente de minério de ferro no sistema Minas-Rio, a empresa valoriza o turismo como vetor de transformação social e econômica nos municípios onde tem influência, como Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Serro e outros da região central do estado.
São investimentos estratégicos e integrados que refletem o propósito da empresa: reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas. Bem como, o compromisso com o desenvolvimento sustentável, a preservação cultural e a geração de oportunidades para as comunidades locais.
Turismo é uma alavanca para o desenvolvimento
Ao lado de iniciativas ambientais e sociais, o fomento ao turismo regional tem se tornado um dos principais eixos de investimento da Anglo American. O Programa de Desenvolvimento Regional Colaborativo (CRD) e o Programa Crescer são exemplos emblemáticos dessa atuação. De 2017 a 2023, as ações nesses programas capacitaram mais de 279 pessoas do setor turístico, incluindo redes de hospedagem, bares, restaurantes e agentes culturais.
Foram 75 participantes qualificados no Turismo de Base Comunitária e Setor de Hospedagem e 68 empreendedores certificados na formação da primeira Rede de Gastronomia de Conceição do Mato Dentro.
Além da capacitação, a empresa viabilizou workshops com stakeholders para estruturação da governança do turismo e fomentou cadeias de valor rural, como a produção de queijo, hortaliças, mel e café. Os resultados são expressivos: aumento de até 66% na renda de produtores hortícolas e diversos produtos premiados nacional e internacionalmente, como os 64 queijos certificados do programa Crescer.
Estrada Cênica do Espinhaço
Um dos marcos do compromisso da Anglo American com o turismo sustentável é a Estrada Cênica da Cordilheira do Espinhaço, um projeto realizado em parceria com o Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. A rota conecta 11 municípios ao longo da MG-010, promovendo a integração regional e valorizando o rico patrimônio natural e cultural da Serra do Espinhaço, reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera.
A estrada integra quatro circuitos turísticos mineiros e conecta atrativos de relevância mundial, como Diamantina, Serro e o Parque Nacional da Serra do Cipó. A iniciativa potencializa o turismo ecológico, histórico e cultural, ao mesmo tempo em que fortalece economias locais por meio da visitação e do empreendedorismo.
Preservação cultural e fortalecimento das tradições locais
A Anglo American também tem promovido importantes ações de resgate e preservação do patrimônio histórico da região. Desde 2007, foram cerca de R$ 48 milhões investidos em esporte, cultura, turismo, arte e patrimônio. Entre os destaques, estão as restaurações da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (CMD), da Igreja Nossa Senhora Aparecida (Córregos) e da histórica Fábrica de Ferro do município de Morro do Pilar.
Essas ações vão além da conservação arquitetônica. Também abrangem apoio a festividades locais e à produção de conteúdo cultural, como o documentário sobre Conceição do Mato Dentro, patrocinado pela empresa via Lei de Incentivo à Cultura. Para Otávio Toledo, apresentador e documentarista responsável pelo projeto, “mais do que apoio pontual, esses investimentos contribuem para o resgate da memória coletiva e a valorização da identidade regional”.
Comunidade como protagonista
A atuação da Anglo American tem sido reconhecida por quem vive a transformação no dia a dia. Elizabeth Matilde Diana Gomes, moradora de Três Barras e empreendedora da Rota das 10 Cachoeiras, destaca:
“A Anglo American tem promovido um turismo autêntico e sustentável. Hoje, conseguimos transformar nossas vivências culturais em produtos turísticos, sem abrir mão da identidade. A valorização da comunidade é central em todas as iniciativas”, conta Matilde.
Já Vânia Cunha, proprietária do Bar e Restaurante Cultural, em Conceição do Mato Dentro, ressalta:
“O curso Crescer nos abriu os olhos. Aprendemos que precisamos estar prontos para receber turistas e mostrar que Conceição é muito mais do que mineração. A Anglo American é também sinônimo de empreendedorismo”, destaca Vânia.
Reconhecimento e compromisso internacional
Essa atuação estratégica e integrada já foi reconhecida nacional e internacionalmente. Em 2019, a Anglo American recebeu o Prêmio Nacional do Turismo, na categoria “Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos”. Em 2020, a Comissão Econômica para América Latina e Caribe das Nações Unidas (CEPAL) destacou a empresa como referência em sustentabilidade e empreendedorismo.
Todas essas ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e aos compromissos do Plano de Mineração Sustentável da empresa, estruturado nos pilares Comunidades Prósperas, Ambiente Saudável e Liderança Corporativa de Confiança. A Anglo American preserva cerca de 22 mil hectares dos biomas da Mata Atlântica e Cerrado, além de promover parcerias com associações comerciais, organizações da sociedade civil e circuitos turísticos.



Mineração com o futuro em mente
O turismo, a cultura e a valorização das comunidades locais não são apenas complementares à atuação da Anglo American, eles são parte essencial de um modelo de mineração que respeita o território, preserva o meio ambiente e constrói um legado positivo para as gerações futuras.
Para saber mais sobre essas e outras iniciativas, acesse: brasil.angloamerican.com/sustentabilidade/patrimonio-cultural


