O Oscar divulgou a lista de indicados para a edição deste ano, nesta quinta–feira (23/1), e alguns filmes e atores que estavam na corrida acabaram sendo esnobados pela academia. Angelina Jolie e Nicole Kidman, por exemplo, eram cotadas para uma indicação em Melhor Atriz, mas ficaram de fora da lista.
Angelina Jolie
A atriz recebeu várias críticas positivas no Festival de Veneza por sua interpretação do ícone da ópera Maria Callas. O diretor de “Maria”, Pablo Larrain garantiu duas indicações no Oscar para atrizes de produções anteriores (Natalie Portman em “Jackie” e Kristen Stewart por “Spencer”). Angelina Jolie havia sido indicada a Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro 2025, mas perdeu para Fernanda Torres.
Nicole Kidman
Outra que recebeu uma indicação a Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro foi Nicole Kidman, por seu trabalho em “Babygirl”. No Festival de Veneza, a artista recebeu o prêmio de melhor atriz, no entanto, não foi reconhecida por outras academias, como o Screen Actors Guild e o BAFTA. Com isso, Kidman foi perdendo forças na corrida pelo Oscar.
Selena Gomez
Desde o início da divulgação de “Emilia Pérez”, Selena Gomez foi uma forte candidata à categoria de Melhor Atriz Coadjuvante nas principais premiações, junto com sua colega de elenco, Zoe Saldaña. A artista foi reconhecida pelo Globo de Ouro, embora não tenha levado o troféu para casa (este ficou com Saldaña).
Gladiador II
Pelo sucesso de bilheteria, acreditava–se que a sequência do vencedor de Melhor Filme no Oscar (2001) também seria reconhecido pela academia. Alguns críticos esperavam que Ridley Scott concorresse ao prêmio de melhor diretor. No entanto, o longa–metragem recebeu apenas uma indicação: Melhor Figurino.
Denis Villeneuve
O cineasta foi visto como um forte candidato a uma indicação de Melhor Direção, após seu trabalho em “Duna: Parte II”. O filme consagrou–se como um dos mais bem avaliados de 2024, no entanto, a academia ignorou o diretor novamente (ele também não foi reconhecido por “Duna”). Espera–se que Denis Villeneuve repita o mesmo caminho de “O Senhor dos Anéis”, que varreu o Oscar em seu terceiro e último filme.
Edward Berger
Outro diretor que ficou de fora das indicações do Oscar foi Edward Berger, por seu trabalho em “Conclave”. No entanto, isso não parece afetar as chances de êxito do filme no Oscar, que recebeu oito indicações.
Pamela Anderson e Jamie Lee Curtis
Pamela Anderson fez barulho na corrida pelo Oscar com sua atuação em “The Last Showgirl”, mostrando um surpreendente lado de si como atriz. Além disso, a artista recebeu indicações no Globo de Ouro e no SAG Awards. Jamie Lee Curtis também repercutiu com seu papel coadjuvante no filme, bem como foi indicada no SAG Awards e no BAFTA, mas não foi suficiente.
Daniel Craig
Apesar de uma forte campanha por sua atuação em “Queer” como William Lee, Daniel Craig não conseguiu se manter estável na corrida pelo Oscar. Nesta temporada de premiações, o artista conquistou o premio de melhor ator do National Board of Review.
Clarence Maclin
O ator era um forte candidato a receber uma indicação a melhor coadjuvante por sua atuação em “Sing Sing”. Embora o filme tenha feito uma longa e forte campanha, a interpretação de si mesmo de Clarence Maclin foi esnobada pelo Oscar. Para todos os efeitos, o longa–metragem recebeu três indicações na premiação.
“Rivais”
“Rivais” foi esnobado na categoria de melhor trilha sonora original, que ficou com os filmes “O Brutalista”, “Conclave”, “Emilia Pérez”, “Wicked” e “Robô Selvagem”. A seleção de músicas de Trent Reznor e Atticus Ross fez sucesso após o lançamento do filme e chegou a receber vários elogios da própria academia.
Margaret Qualley
Uma outra surpresa da lista de indicados ao Oscar 2025 foi não ver o nome de Margaret Qualley entre as atrizes coadjuvantes. A atriz ganhou grande destaque por seu trabalho em “A Substância”, que foi indicado em cinco categorias. Entre elas, Demi Moore foi nomeada para o prêmio de Melhor Atriz.
‘Wicked’
Em determinado momento, “Wicked” foi forte concorrente ao prêmio de Melhor Roteiro Adaptado, por ser uma versão muito elogiada do musical da Broadway. No entanto, perdeu forças na corrida por essa indicação. De qualquer forma, o filme foi indicado em outras 10 categorias do Oscar, incluindo Melhor Atriz para Cynthia Erivo e Melhor Atriz Coadjuvante para Ariana Grande.
Marianne Jean-Baptiste
A atriz recebeu diversos eleogios de críticos internacionais, bem como da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema, dos Estados Unidos, por sua atuação em “Hard Truths”. Era esperado que a artista recebesse uma indicação de Melhor Atriz após interpretar Pansy, uma mulher infeliz com uma lista interminável de queixas.