Após reunir 40 mil pessoas na Praça Tiradentes, na antiga Vila Rica, Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto se preparam para repetir o feito em BH. O cantor pernambucano e o grupo mineiro tem um reencontro marcado, no dia 27 de julho, na Praça da Liberdade, em um espetáculo gratuito aberto ao público.
“Esse projeto é uma forma de celebrar a trajetória da Orquestra e de homenagear um dos artistas mais importantes da nossa música”, disse Rodrigo Toffolo, regente titular e diretor artístico da OOP. Em 2025, a caminhada do grupo completa 25 anos — duas décadas e meia de devoção à cultura popular brasileira e empenho na democratização do acesso à música erudita.
Desses anos, metade deles foram divididos com o próprio Alceu Valença. A parceria entre o compositor e a Orquestra começou ainda em 2012, no preparo do álbum “Valencianas”, lançado em 2014. Os anos seguintes foram lotados de shows, que resultaram em novo projeto: “Valencianas II”, de 2022. Em 2025, uma turnê pela Europa coroou a amizade, com ingressos esgotados em sete cidades.
“Alceu representa a pluralidade do Brasil, e sua obra não respeita rótulos ou o tempo. Seu repertório, cada vez que ouço, me parece ainda mais novo e potente”, afirmou Toffolo.
Setlist de sucessos
Mesmo sem confirmações oficiais, a setlist da apresentação na Praça da Liberdade não deve se distanciar daquela exposta no último show em Ouro Preto, em 24 de maio. Como em qualquer espetáculo de Alceu Valença, não podem faltar os grandes sucessos da carreira, como “Anunciação”, “Tropicana” e “La Belle de Jour”.
Ainda assim, a previsibilidade não impede que as canções ganhem “novas cores”. Aliás, segundo o pernambucano, cada encontro com a Orquestra soa como um reecontro com a própria obra.
“Minha música ganha novos contornos. É uma experiência rica, tanto para mim quanto para o público. Quando estou com a Orquestra é como o nirvana para mim”, declarou.
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto
Data: 27 de julho
Horário: 18h
Local: Praça da Liberdade | S/N – Funcionários
Entrada gratuita