Em 2015, o livro “A Rosa do Povo”, de Carlos Drummond de Andrade completou 70 anos. Para celebrar essa data, o Instituto Moreira Sales convidou o poeta e filósofo Antônio Cícero para fazer uma homenagem especial. Cícero leu e comentou os poemas dessa obra marcante, escrita em 1942 a 1945 em plena Segunda Guerra Mundial.
Os vídeos disponíveis no canal do Instituto no YouTube trazem leituras sensíveis e análises profundas de poemas que Drummond escreveu em “A Rosa do Povo”. Em cada leitura, Cícero destaca a força política existencial da poesia de Drummond, revelando como o poeta captou as angústias e esperanças de um mundo em conflito. A série faz parte do Dia D, um evento anual promovido pelo Instituto Moreira Sales para celebrar o aniversário de Drummond em 31 de outubro.
A proposta é simples e poderosa, manter viva a obra do poeta, aproximando-a do presente com novas vozes e interpretações. E agora com a partida de Antônio Cícero, essa homenagem se torna ainda mais valiosa. É o encontro entre dois gigantes da literatura brasileira, um que escreveu, o outro que leu e revelou muitas coisas que o meu olhar não tinha visto.
Quer mergulhar nesse diálogo? Procure no YouTube do Instituto Moreira Sales e descubra como que “A rosa do Povo” ainda floresce com força e beleza na voz de Antônio Cícero.