Uma alimentação saudável, em geral, deve levar em consideração a qualidade e a quantidade de alimentos que ingerimos. Vamos começar falando sobre o café da manhã. Você já deve ter ouvido que deveríamos tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo. Mas será que isso faz sentido? Considerando as individualidades, isso faz sentido para mim.
Olha só, o comportamento alimentar é influenciado pelo nosso ritmo biológico e temos um ciclo hormonal que muda durante o dia e à noite. Pela manhã, por exemplo, estamos com cortisol mais alto, que aumenta o metabolismo, aumenta o gasto energético, aumenta a produção de enzimas e é um bom horário para o consumo de uma refeição mais completa. Pela manhã estamos no momento que favorece a digestão e absorção de nutrientes.
Gosto de incluir alimento dos três grupos alimentares: proteínas: os queijos, os ovos ou iogurte, um pouco de carboidrato: as frutas, um suco verde ou aveia e incluir também as gorduras. Gosto das sementes pela manhã, tipo chia, gergelim, girassol e linhaça.
Você pode salpicar no ovo, na fruta ou no iogurte. E você, costuma tomar um bom café da manhã?