Ontem eu falei aqui sobre o impacto que o design de interiores e arquitetura trazem para o filme “O Quarto ao Lado”, do Almodóvar, e prometi que hoje eu iria dar detalhes da casa de férias para onde vão as personagens de Tilda Swinton e Julianne Moore.
Essa casa foi projetada pelos arquitetos Maria José Aranguren e José González Gallegos. Não fica no estado de Nova York, mas em Madrid. Ela é um exemplo maravilhoso de adaptação ao contexto. A arquitetura abraça o terreno íngreme e se adapta a ele, proporcionando vários pontos de vista angulares do ambiente natural.
Uma arquitetura moldada, como combinações de trapézio que colidem uns com os outros, permitindo criar aberturas para luz em múltiplas direções. Almodóvar é um mestre em retratar as condições humanas e o faz instrumentalizando os ambientes que projeta, desde a cena arquitetônica até os tons de batom de suas personagens.
Para quem gosta de refletir sobre a condição humana e ver o uso excepcional de uma arquitetura sobre vários instigantes ângulos, “O Quarto ao Lado” é uma excelente pedida.