O governador Romeu Zema anunciou as novas regras do Minas Consciente a serem seguidas a partir do dia 1º de agosto pelas cidades mineiras. Anteriormente com quatro fases, o programa agora terá somente três ondas para sinalizar a dificuldade de enfrentamento ao coronavírus.
Vermelha (Municípios com mais dificuldades)
Amarela (Condição intermediária)
Verde (Condição mais segura)
As cores fazem alusão a um semáforo de trânsito. No vermelho, só poderão funcionar os serviços essenciais. Na fase amarela, outros tipos de comércio como autoescolas, salões de beleza e livrarias poderão abrir, porém ainda haverá um estado de atenção em relação à transmissão do coronavirus. E na onda verde, a flexibilização irá permitir o funcionamento de academias, teatros, cinemas, clubes, etc.
Houve alterações na reabertura do setor de bares e restaurantes. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, na onda vermelha, estes estabelecimentos só poderão atender na modalidade delivery. Nos municípios em que houver a passagem para as outras ondas, será possível ter consumo no local.
Sobre a volta às aulas, Romeu Zema afirmou que as mudanças no Minas Consciente não preveem a retomada das aulas no estado.