Quem nunca teve uma dorzinha de cabeça? Mas se esse incômodo aparece com frequência, vale ligar o alerta. Seu estilo de vida e sua alimentação podem estar envolvidos.
A dor de cabeça ou cefaleia pode ter várias causas, desde desidratação, estresse e cansaço, até doenças como sinusite, alterações hormonais ou bruxismo. E sim, a comida pode ser gatilho.
Alimentos como café em excesso, vinho, queijos curados, chocolate, pimenta, feijão, frutas cítricas e embutidos são conhecidos por alterar a química cerebral e desencadear crises, principalmente em quem já tem predisposição. Mas isso é individual. Nem todo mundo vai reagir da mesma forma a esses alimentos.
Por outro lado, nutrientes com ação anti-inflamatória, como ômega 3, presente no salmão e na linhaça e a cúrcuma podem ajudar na prevenção. Suplementos como magnésio também tem evidências promissoras, mas devem ser usados com orientação profissional.
Dormir bem, hidratar-se, moderar o consumo de álcool e praticar exercícios com regularidade ainda são os melhores tratamentos.