Carlinhos Brown já disse que o lugar da casa preferido dele é a cozinha. E você? O que te faz criar essa conexão da sua casa com um lar onde você se sente abraçado? Escuta a resposta do maestro da Orquestra Ouro Preto, Rodrigo Toffolo, que interessante.
“Minha casa é a casa dos meus pais, em Ouro Preto. A grande conexão lá foi a vida inteira ver músicos entrando e saindo, falando de música nos corredores, tocando música nas salas do meu pai, no fim dos anos 80 para os 90, os primeiros festivais Mozart que o meu pai organizou. Então assim, a casa nossa hoje respira música não só pelo som em si, mas pelo grande número de pessoas que eu convivi nesses quase 20, 30 e tá chegando a 40 anos, vendo músicos entrando e saindo daquela casa. Eu acho que as pessoas que frequentavam aquela casa e que passavam, começaram com a nossa memória afetiva, fazendo daquela casa um lar de verdade.”
E tem alguma coisa na arquitetura da casa que faz o sistema mais forte?
“Tem, eu gosto muito das janelas, né? Essas famosas janelas de Ouro Preto, tem uns quadros bonitos. A nossa sala tem três janelas importantes, e sentar naquela sala, observando as janelas e aquele vista linda para o Pico Itacolomi é muito referencial para a gente”.
Pessoas, músicas e janelas, poética demais a resposta do maestro Rodrigo Toffolo. E para você, o que faz da sua casa um lar?