A inadimplência dos consumidores de Belo Horizonte apresentou, ao longo do ano de 2024, desaceleração, segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). O indicador apresentou redução de 0,72% em dezembro do ano passado, percentual que representa a sexta desaceleração consecutiva no ano.
Segundo CDL/BH, a redução é reflexo da melhora na renda e na capacidade de pagamento das famílias. “O desempenho positivo do mercado de trabalho na capital mineira contribuiu para a queda da inadimplência entre os consumidores, assim como restrições ao acesso ao crédito tem incentivado o consumidor a priorizar o pagamento de suas obrigações financeiras”, destacou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
A pesquisa ainda mostra que, no estado, a taxa avançou 2,88%, enquanto no Brasil o índice foi de 1,92%, e na região Sudeste a inadimplência entre os consumidores registrou crescimento de 1,44%.
Os números da CDL/BH vão ao encontro com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Minas Gerais teve o saldo de 139 mil empregos gerados e, nos onze primeiros meses de 2024, BH liderou a criação de vagas em todo estado com a abertura de 39,5 mil, o que representa 19% do resultado mineiro.
Perfil dos devedores
Ainda de acordo com a pesquisa da CDL, mesmo com a queda de 0,72% na inadimplência em 2024, o público que ainda continua no vermelho é formado em sua maioria por mulheres (47,05%), porém, com valor da dívida menor, em geral, R$ 4.944,75, se comparado aos homens (43,98%), que gastam em média R$ 5.244,30.
O público de 40 a 64 anos é o mais inadimplente (45,9%), enquanto jovens entre 25 a 39 anos (31,78%) ficam atrás de pessoas com 65 anos (18,16%) e 18 a 24 anos (3,94%).
Planejamento financeiro
O presidente da CDL/BH afirma que para evitar a inadimplência, a dica é fazer o planejamento financeiro e ter uma visão clara para onde o dinheiro está indo. “O primeiro passo é ter clareza sobre os gastos. O ideal é anotar as despesas diárias, desde as menores como um lanche, até as maiores, como aluguel, financiamento e mensalidades escolares”, explica.
Prestar atenção no vencimento das contas, evitando pagar multas e juros, e privilegiar os pagamentos à vista, onde o consumidor pode conseguir bons descontos, também é uma orientação do dirigente. “Se a compra for parcelada, é preciso prestar atenção se aquela parcela cabe no bolso, para evitar a inadimplência”, recomenda.