A geriatra Maisa Kairalla, da USP, explica que, a partir da terceira década de vida, o processo de envelhecimento começa a se acelerar. Isso é algo natural, conhecido como imunossenescência.
No entanto, a pergunta que devemos fazer não é quando vamos começar a envelhecer, mas como iremos envelhecer. Cerca de 70% do nosso envelhecimento dependem de nós mesmos e dos nossos comportamentos, enquanto apenas 30% são atribuídos à genética. Ou seja, 70% estão em nossas mãos.
Além de hábitos saudáveis, especialistas e pesquisas tanto locais quanto internacionais destacam um fator que antes passava despercebido: é preciso ter um propósito. Os orientais utilizam há muito tempo o termo ikigai, que remete à razão de ser.
Segundo Rose Souza, da Companhia de Ideias:
- Propósito não é sobre a velocidade do percurso – isso se chama prazo;
- Propósito não é sobre a chegada – isso é meta;
- Propósito é sobre as estradas que escolhemos percorrer.
Philippe Petit, um equilibrista francês que ficou famoso por sua travessia entre as Torres Gêmeas, em 1974, contou que aprendeu com seu treinador algo muito importante: a maioria dos equilibristas cai e morre nos últimos três passos, justamente no momento em que acham que já “chegaram lá”. É nesse instante que baixam a atenção ao caminho.