O Conecta Mente celebrou o empreendedorismo feminino durante todo o mês de novembro, conversando com grandes personalidades do setor. Fechando com chave de ouro, o programa recebeu, nessa segunda–feira (25), a sócia–fundadora do Instituto Beleza Natural, Zica Assis.
A empresária iniciou o bate–papo contando a história do Beleza Natural, sucesso entre pessoas com cabelos crespos e cacheados de todo o Brasil. Segundo Zica, a ideia do instituto surgiu a partir de sua própria história com seus fios, que ficou nebulosa quando ela tinha 9 anos.
“Quando eu completei 9 anos, minha mãe me pegou pelo braço e me levou para cuidar de uma criança de 5 anos. E quando eu cheguei lá, tive uma notícia que para mim não foi nada bom, que foi, ‘você tem que cortar e alisar o seu cabelo’. E eu tinha o cabelo natural, black”, contou a empreendedora.
‘Sofri minha adolescência inteira’
Zica disse que questionou e tentou reverter a situação, sugerindo usar o cabelo preso com um lenço. No entanto, foi obrigada a alisar e cortar o cabelo para começar a trabalhar. “E a minha adolescência inteira eu sofri, fiquei com essa dor aqui dentro”, desabafou.
“Trabalhei em muitas mansões e, quando eu vi que já estava segura de mim, que todo mundo já queria o que eu fazia de melhor, que era cuidar da casa, passar, lavar, cozinhar e arrumar, foi a hora que eu falei, ‘agora basta, chega, quero ser eu mesma'”, relembrou Zica.
À época, a empresária tinha o sentimento de cortar um braço ao ter que cortar seu cabelo para trabalhar como empregada doméstica. “Faz parte de mim, meu cabelo é minha energia, meu respeito, meu carinho, minha identidade”, definiu. Aos 21 anos, a empreendedora fez um curso de cabeleireiro para entender sobre o próprio cabelo.
“Lá, eu não só aprendi e me apaixonei pela profissão, mas também desenvolvi um produto que me levou a abrir o Beleza Natural com 31 anos. O instituto fez 31 anos este ano e é lindo saber que consegui levantar a minha autoestima e a de muitas mulheres. São milhares que precisavam de alternativas para cuidar do cabelo”, afirmou.
Como conquistar uma comunidade
Zica contou que sua própria história, enquanto pessoa que viveu em uma comunidade, passou fome e conseguiu crescer, é uma porta de entrada para conquistar uma comunidade que acredita no Beleza Natural. “Passei necessidade, meu pai era biscateiro e alcoólatra, a família negra, a mãe lavadeira”, relatou.
“Eu consegui desenvolver um produto, consegui chegar honestamente, começando de baixo com a minha força, com a minha vontade e empregando várias mulheres. Eu tenho 1.500 pessoas trabalhando comigo e não preciso nem colocar anúncio de vaga. Essas pessoas vão ao instituto, veem que o ambiente e pedem para trabalhar comigo”.
De acordo com a empreendedora, a força de vontade para não desistir dos sonhos mesmo diante das dificuldades enfrentadas é um exemplo para as pessoas que querem trabalhar com ela. “Isso tudo faz com que essas pessoas pensem assim, ‘poxa, se ela chegou lá, eu também quero, eu consigo'”.
“Quando a gente é preta, e sabemos que no Brasil a maioria é preta, mulheres periféricas que lutam e querem acreditar em si mesmas mas que sabem que tem muita gente que passa negatividade, quando vê uma mulher crescendo, junta o elo. Um elo não se parte de jeito nenhum, ela quer estar ali”, acrescentou.
Missão do Beleza Natural
Com muita paixão, Zica falou sobre a missão do Beleza Natural que, segundo ela, é promover beleza e autoestima para muitas mulheres, além de fazer as pessoas felizes. “Eu digo isso não só para os clientes, mas também para as colaboradoras”, afirmou.
“Eu dou a oportunidade do primeiro emprego, eu formo as minhas profissionais, tenho um centro de desenvolvimento técnico dentro da empresa. Então, se as pessoas lutam e querem ser profissionais, elas vêm até a gente e nós olhamos para elas, conseguimos conversar bastante e dizer que elas merecem estar no instituto”.
A empresária disse que o Beleza Natural é mais do que um salão, e sim uma casa de acolhimento das dores das clientes e das colaboradoras. “É a gente promovendo essa beleza e autoestima como foi promovido para mim, porque hoje eu me sinto ótima, plena e maravilhada”, disse Zica.
Toda essa motivação, segundo a empreendedora, muda a vida das colaboradoras e das clientes. “Cada história é única, cada cliente que entra naquele salão é única, então para mim é gratificante saber que eu participo disso”, completou.
Ao longo da conversa, Zica também contou como utiliza as redes sociais a favor do Beleza Natural, em comparação ao início, há 31 anos. Além disso, a empresária conta como faz a gestão do instituto, que se divide entre fabricação, franquias e canais on-line. A entrevista na íntegra já está disponível nas nossas plataformas digitais. Ouça abaixo: