Chegou ao Prime Video nesse sábado (16/11) o filme sobre Amy Winehouse, “Back To Black”. O longa–metragem estreou nos cinemas brasileiros em maio deste ano e despertou muitas críticas negativas por parte dos fãs da cantora. A obra se propõe a retratar momentos da carreira e vida pessoal da artista.
O filme biográfico mostra a vida de Amy Winehouse antes do estrelato e depois do estrelato, bem como o momento em que conhece Blake (ex–marido) e a influência que ele teve na criação do álbum homônimo.
“Back To Black” passa por alguns momentos marcantes da carreira da artista, como quando ganhou um Grammy, em 2008. A relação com o vício em álcool, que a levou à morte precoce da artista, em 2011, também foi bastante retratada.
O longa–metragem é dirigido por Sam Taylor–Johnson, mesma diretora de “Cinquenta Tons de Cinza”, e estrelado por Marisa Abela, que incorporou Amy com maestria.
Críticos e fãs detonam ‘Back To Black’
Alguns críticos especializados não receberam bem a obra, como Johnny Oleksinski, do New York Post. Em um texto publicado na estreia do filme, o crítico definiu como “é tudo tristeza, música e sensacionalismo”, citando os momentos em que Amy é retratada bebendo, usando drogas e tropeçando pelas ruas.
“Mesmo em sua carreira relativamente curta, ela foi uma força artística inovadora que influenciou fortemente vocalistas britânicos que vieram depois dela, como Adele. Então, para homenageá-la, ela recebeu o filme mais estereotipado e trivial que você poderia imaginar”, disse o crítico.
Nas redes sociais, os fãs pareceram concordar com a crítica especializada quando a obra estreou nos cinemas. “Back to black começa e termina com Amy Winehouse dizendo que queria ser lembrada por sua música, mas, infelizmente, o filme prefere se lembrar dela por todos os outros motivos, deixando sua arte em segundo plano”, disse uma fã no X.
“Odiei Back to Black. O filme explora a Amy que os paparazzi vendiam, sendo que ela tinha tão mais nuances… não faz jus à carreira e genialidade dela. Parece mais uma propaganda pra amenizar a imagem do Blake e do Mitch, como se o problema sempre tivesse sido ela. Decepcionante”, criticou outra fã.
Um terceiro usuário também comentou. “‘Back To Black’, o filme, não trouxe nenhuma novidade ou curiosidade. Não nos dá dimensão de quem foi ela, de seu impacto e importância para a música, humaniza os culpados pelo declínio trágico de sua vida, e reforça toda aquela péssima imagem midiática de Winehouse”.
Assista ao trailer de Back to Black: