A população com 50 anos ou mais está em crescimento no Brasil e no mundo e apresenta hábitos de consumo que merecem atenção do mercado. O conjunto de atividades econômicas voltadas para atender a esse público é conhecido como economia prateada.
Esse setor movimenta mais de US$ 22 trilhões por ano e, se fosse um país, seria a segunda maior economia do mundo, entre os EUA e a China. Muitos especialistas afirmam que o Brasil ainda não despertou para o potencial desse segmento, que já movimenta R$ 2,2 trilhões no país.
Essas pessoas não querem apenas cuidar dos netos, embora achem isso muito gratificante, mas desejam se socializar, participar de cursos, ter papel ativo na sociedade. Para isso, é necessário rever alguns mitos, como a suposta dificuldade da população 50+ em lidar com tecnologia.
Esse público está entre os principais consumidores do e-commerce brasileiro, segundo a revista Exame, e possui o maior poder aquisitivo entre as demais faixas etárias.
Algo importante para as empresas é entender que, dentro dessa economia, segmentar apenas por idade pode não funcionar. O símbolo do idoso curvado com bengala não representa mais a todos. As empresas devem criar nichos com base nos interesses, e não simplesmente na faixa etária dos 60, 70 ou 80 anos.