A revista Exame trouxe, recentemente, uma reportagem de Fernando Olivieri sobre como algumas mudanças de comportamento podem melhorar a comunicação interpessoal.
O primeiro ponto a ser evitado é fazer com que a conversa gire em torno de si mesmo, especialmente quando é outra pessoa quem está expressando suas ideias e sentimentos. O ideal é ouvir, sem se cobrar de ter a responsabilidade de ter respostas e soluções.
O mesmo vale para interromper a fala dos outros, impedindo que concluam suas ideias. Tem gente que até completa a palavra que o outro está falando.
Um outro hábito a ser mudado é a distração durante uma conversa, quando, em vez de prestar atenção, pensamos em outras questões e problemas, deixando a pessoa falar sozinha. Essas distrações também podem ocorrer se estivermos com o celular na mão, manuseando-o enquanto o outro fala, o que é igualmente desrespeitoso.
Outro aspecto importante, mas às vezes difícil de aprender, é não dar conselhos se a pessoa não tiver pedido. Especialistas explicam que, quando estamos no papel de ouvintes, devemos observar se a pessoa quer apenas desabafar, inclusive quando não há muita intimidade entre ambos.