De advogada à estudante de moda e depois empresária do ramo perfumista: assim foi a trajetória de Mônica Burgos, a idealizadora da marca Avatim. No Conecta Mente desta segunda–feira (4), a empreendedora contou como foi sua trajetória até o nascimento da empresa, que se tornou uma das mais importantes do segmento olfativo do Brasil.
A convidada do programa contou como sua história pessoal culminou no surgimento da Avatim. Mãe de três filhos, Mônica decidiu dar uma virada em sua vida pela necessidade de pagar contas. “Eu morava no interior, resolvi largar a advocacia e parti para o Rio de Janeiro para estudar moda”, relembra a empresária, que morava no interior da Bahia.
“Conheci o mundo dos aromas através do meu professor, que me apresentou e me convidou para fazer um bico. Ele me mostrou aquele mundo dos cinco sentidos. Passei a trabalhar com a equipe dele e lá ele já trabalhava em organizações e orientações de como os empreendedores do varejo poderiam oferecer melhor os seus produtos”, narra.
Prestes a retornar para a Bahia após o fim do curso de Moda, a empreendedora conheceu um fabricante de perfumes de ambiente artesanais: “Ele fazia esse produto no fundo da casa dele, foi um achado, aquela hora que eu digo que Deus também dá aquela mãozinha”.
“Encontrei com ele no estacionamento de um shopping, conheci os produtos e perguntei como eu fazia para comprar e levar para a Bahia”, disse Mônica. A empresária conta que comprou 50 litros de aromatizante em vinte fragrâncias diferentes, e se deparou com o desafio de vender aqueles produtos.
Com o apoio dos pais, a empreendedora fez amostras dos aromatizantes e foi vender em uma rua cujo comércio é formado por amigos que estudaram com ela. “Vendi todos os 50 litros na primeira saída. Ou o produto era fácil de vender, era bom, ou minhas amigas morreram de pena de mim e compraram tudo”, lembra.
As vendas de Mônica só se transformaram na Avatim quando um amigo que a auxiliava decidiu fazer uma proposta de negócio. “Ele falou que eu tinha algo na mão que eu não conseguia nem imaginar. Eu saia vendendo de porta a porta e vendia tanto quue não dava conta, aí eu fui chamando as pessoas para vender comigo”.
“A Avatim nasceu nessa conversa. Meu amigo falou pra eu continuar vendendo do jeito que eu vendia e que a partir dali começaríamos a fabricar um produto muito melhor. Aí eu falei assim ‘será que esse negócio vai dar certo?’, e aí veio. É um instinto, a coragem de dizer ‘vai’, a gente tem que ir, não é?”, reflete.
O modo de vender de Mônica foi um dos pilares para a construção da empresa. Quando a gente faz treinamento eu digo para as minhas revendedoras, ‘vocês não precisam dizer o preço, vende dizendo para que serve o seu produto, valoriza, o preço é o de menos, entendeu? Encante o seu cliente”, afirma a empresária.
Sobre o momento da ação, a empreendedora explica como faz a personalização dos perfumes de ambientes para os comércios dos clientes: “Eu tinha que identificar o perfil do cliente e mostrar. Eu sempre trabalhei com em torno de 35 a 45 tipos de cheiros, e inclusive tem uma regra, você não deve mostrar mais do que oito”.
“Você tem que ter a estratégia, e a estratégia é você identificar o perfil do cliente no atendimento corpo a corpo. Não era nem a minha marca, era criar uma identidade olfativa para os clientes”, explica. “Cheiro tem cor, tem vida, a gente consegue sentir o cheiro e imaginar até uma temperatura, então não é difícil ajudar o cliente”.
De acordo com Mônica, o ambiente perfumado impacta positivamente na permanência dos clientes em uma loja. “O ambiente perfumado é aquele que o cliente sabe que foi preparado para recebê-lo, ele ajuda a manter o cliente mais tempo no ligar que é agradável, isso é nítido”, afirma.
Presente em 26 capitais do Brasil, agora a Avatim mira o território internacional, com intenção de crescer na Europa. Mônica celebrou o crescimento da empresa, que prosperou até mesmo durante a pandemia. “A gente tem um eterno canteiro de obras dentro da empresa, e isso é uma felicidade para poucos”, diz a empresária.