Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas escolheu o dia 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas.
No Brasil, o Estatuto da Pessoa Idosa foi sancionado em 1º de outubro de 2003, data escolhida em alinhamento com a da ONU. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como idosas as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento.
Apesar dos avanços que vieram com o Estatuto da Pessoa Idosa, ainda há muito que se fazer para que tenhamos de fato cidades e país propícios ao envelhecimento saudável. Há de se discutir saúde, mobilidade urbana, o envelhecimento da população vulnerável, acesso a cultura e lazer.
A solidão e o abandono também têm que ser abordados e estão ligados a algo que nos cabe diretamente. Num âmbito mais pessoal, em meio aos compromissos inacabáveis que temos diariamente, esquecemos do essencial, que pode ser o tempo investido junto a quem a gente gosta, admira, respeita. Ou, pelo voluntariado, um tempo dedicado àquele que a gente nem conhece.
Envelhecimento saudável ainda é desafio
- Publicado em
Compartilhe:
- Publicado em
Acompanhe a Rádio das Quatro Estações no Instagram!
Siga a @RadioCDLFM e fique por dentro das novidades
Mais de Juventude Prateada
Newsletter CDL-FM
Toda semana você recebe no seu e-mail o resumo das principais notícias, novidades, eventos, promoções e muito mais! Se inscreva agora em nossa newsletter e fique por dentro!