A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou, nessa quinta-feira (19), as primeiras informações sobre o Carnaval de BH. A folia de 2025 vai acontecer entre os dias 15 de fevereiro e 09 de março e a expectativa é que a capital mineira receba 6,5 milhões de foliões.
O prefeito Fuad Noman explicou que a festa terá um aporte de R$ 20 milhões do Executivo municipal e a previsão é que os recursos sejam disponibilizados ainda este ano.
Novidades do Carnaval de BH
Uma das principais novidades da folia é o credenciamento dos vendedores ambulantes, que poderá ser feito também de forma online, a partir de dezembro. As credenciais serão entregues em fevereiro. O regulamento para os Blocos Caricatos e Escolas de Samba, além do edital de fomento aos blocos de rua serão publicados na primeira semana de outubro.
Outro lançamento será o Circuito Gastronômico com os melhores bares e restaurantes da capital no trajeto dos foliões, além da instalação da Vila Gastronômica na Praça Rui Barbosa.
Segundo a PBH, 13 centros culturais e 58 parques da capital serão disponibilizados para os ensaios dos blocos de carnaval, perante agendamento prévio. Outra medida importante será a instalação de pontos de hidratação, para oferecer água aos foliões, como forma de amenizar o calor.
Sustentabilidade e rentabilidade
Nomeado como o “Carnaval Baixo Carbono”, segundo a Prefeitura, o projeto é que o Carnaval de BH em 2025 seja aliado do meio ambiente, com foco inclusive em ações com catadores de recicláveis durante a folia.
“Será elaborado um inventário detalhado das emissões de carbono gerados durante o evento. Esse documento servirá como base para desenvolver estratégias de mitigação e compensação”, afirmou o prefeito Fuad Noman.
Pensando em fomentar o comércio e a economia local, nesta quinta-feira também foi fechado um convênio entre Prefeitura e Sebrae Minas com o objetivo de incentivar e identificar identificar os atrativos, diferenciais e impactos econômicos, sociais e culturais na Capital Mineira.