Seja qual for o segmento ou plataforma, um desafio está sempre presente nas vidas de quem atua no comércio: como se destacar da concorrência e conquistar a sonhada liderança em vendas? O tema consome a energia de inúmeros comerciantes e divide opiniões quando a questão é o equilíbrio entre talento e técnica.
Para falar sobre o assunto e dar dicas valiosas para quem quer se destacar, o Conecta Mente, da CDL FM, recebeu, nesta segunda-feira (2/9), Leandro Branquinho. Com mais de 20 anos de experiência em vendas, ele tem formação em Stanford e no Instituto da Disney, além de já ter colaborado com mais de mil empresas no Brasil.
No Conecta Mente, Branquinho conversou com Paulo Leite e Fernando Cardoso sobre seu início no varejo, ainda na infância, a diferença entre talento e técnica no dia a dia do varejo e as principais características que distinguem um bom líder.
Messi x Ronaldo
Se alguém te perguntasse agora o que faz um bom vendedor, você responderia talento ou técnica? Talvez um pouco dos dois, claro, mas como se manter na zona de equilíbrio? “A gente pode ter vendedor que não é talentoso, mas que com técnica e força de vontade, ele consegue se tornar um bom vendedor”, pontua Branquinho.
Ele ressalta ainda que o mesmo vale para quem desenvolve mais a técnica do que o talento. Para ilustrar, um exemplo clássico do universo do futebol: Messi e Cristiano Ronaldo.
“Um claramente é muito talentoso, e um claramente é muito dedicado. Os dois são estrelas, os dois são mundialmente reconhecidos, mas um você percebe que é talento e outro você percebe que é dedicação. Em vendas é a mesma coisa: dá para vender bem tendo muito talento e dá para vender bem tendo muita dedicação”, explica Leandro Branquinho.
Perfil multidisciplinar
Para além de talento e capacidade técnica, o especialista em vendas avalia ainda que a adaptabilidade é um diferencial. Isso significa ter a habilidade de interpretar o desejo do consumidor para moldar a própria atuação de acordo.
“Muita gente que chega numa loja não chega para comprar um produto. Às vezes, a pessoa chega para fazer terapia, e aí o vendedor tem que ter a sensibilidade para acolher as pessoas. Entender que cada pessoa tem uma necessidade diferente e a necessidade não necessariamente é só um produto, às vezes ela vai muito além”, pontua Leandro.
Ele afirma ainda que os que conseguem fazer essa avaliação são justamente os que se destacam. “Qual é a real necessidade? Ele consegue vender muito mais porque ele conquista fãs. Se ele entende qual é a real motivação da pessoa, ele vai usar argumentos que vão funcionar para aquela pessoa”, detalha.
Além disso, ele destaca ainda a necessidade de desenvolver habilidades com as redes sociais, compreensão da psicologia humana e outras questões que, a princípio, não têm relação com o varejo, mas fazem toda a diferença no relacionamento com o consumidor.
Ouça a entrevista na íntegra
No Conecta Mente, Leandro Branquinho falou ainda sobre as três características que destacam um líder, que ele chama de OMC (orientar, motivar e cobrar), e também sobre o avanço da tecnologia no comércio e as perspectivas para o futuro.
Quer se aprofundar mais no tema? Escute a entrevista completa com Leandro Branquinho no Conecta Mente, já disponível no Spotify: