A escolha do local onde um novo comércio funcionará é, por muitas vezes, um fator decisivo para o seu sucesso! Por isso, os empreendedores de Belo Horizonte agora podem dizer que contam com uma super ferramenta (e importante: 100% gratuita) que torna esse processo menos penoso. O Mapa Empreende BH reúne em uma só plataforma informações essenciais para quem quer encontrar um bom ponto para estruturar seu negócio na cidade.
A plataforma foi criada pela startup COO da Place, em parceria com a CDL/BH e com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Prodabel. O programa Conecta Mente desta semana trouxe detalhes de como a ferramenta pode ser usada por empreendedores que buscam prosperar na capital mineira.
O mapa apresenta de forma interativa – que permite a navegação por avenidas e ruas de BH – dados como atividades permitidas na região, concorrentes do mesmo setor e estabelecimentos complementares (acesse a plataforma aqui). Em breve também deve apresentar informações como a média de renda da população de cada localidade e até mesmo oportunidades de imóveis disponíveis ou terrenos vagos.
Quer um bom exemplo de uso da plataforma? “Pensa que você vai abrir uma ótica, né!? Se você puder ter a loja perto de centros oftalmológicos, por exemplo, existe uma perspectiva de que o seu negócio vai se sair melhor ali naquele ponto. Você consegue enxergar isso na plataforma, tem várias informações”, explica o presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva.
A cidade toda cresce
O Mapa Empreende BH contribui diretamente com a democratização de negócios. Chyara Sales, secretária municipal adjunta de Desenvolvimento Econômico, conta que a plataforma permite uma análise mais ampla que pode gerar oportunidades de fortalecimento dos comércios locais e de segmentos diferentes.
“Quando essa plataforma permite que diferentes dados conversem entre si e de maneira interativa com o usuário, você consegue passear pela cidade inteira. Algo que, sozinho, o empreendedor que decide abrir seu próprio negócio, sem a contratação de uma consultoria cara, não consegue ter essa visão de maneira tão precisa”, pontua Chyara.
Ela explica que o mapa ajuda o empreendedor a identificar que existem oportunidades em diversas regiões. “Muitas vezes pensam logo na Centro-Sul, aonde existe determinado perfil de mercado consumidor e uma intensidade de mobilidade. Só que a plataforma permite evidenciar que isso também acontece hoje em diferentes centralidades. A cidade é constituída por nove centralidades urbanas”, salienta a secretária.
Decisivo para o pequeno e o microempreendedor
Somente no primeiro semestre deste ano foram abertas cerca de 220 mil empresas em Minas Gerais e 40 mil em Belo Horizonte. O presidente da CDL-BH destaca que a maioria são micro e pequenos negócios que agora podem usar a plataforma gratuita.
“Vamos usar [a plataforma] na CDL para entender onde estão os lojistas dos segmentos em que a gente atua com mais força, para que a gente possa levar nossos benefícios. Então tem várias utilizações, inclusive para grandes empresas. Mas nosso pensamento mesmo é ajudar o pequeno, o microempresário para que ele busque o sucesso do seu negócio com essa ferramenta”, explica Marcelo de Souza e Silva.