Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Confiança do comércio e de serviços caem em janeiro, segundo FGV

O Índice de Confiança do Comércio, medido pela Fundação Getúlio Vargas, recuou 0,4% na passagem de dezembro para janeiro. Com o resultado, o indicador ficou em 84,9 pontos, o menor nível desde abril de 2021.

Segundo a FGV, a inflação elevada, a renda média do trabalhador em baixa, a confiança do consumidor em queda e os juros em alta são fatores que influenciaram para a confiança do comércio atingir um nível mais baixo em janeiro. O recuo no mês foi resultado da piora da percepção sobre o momento presente. O Índice de Situação atual recuou 3,5 pontos, ficando em 80,5 pontos. Já o Índice de Expectativas, que avalia a confiança no futuro, registrou alta de 2,7 pontos, passando para 90 pontos.

 

Serviços

O Índice de Confiança do Setor de Serviços, medido pela Fundação Getúlio Vargas, caiu 4,3 pontos em janeiro. Com o resultado, o indicador ficou em 91,2 pontos, o menor patamar desde março de 2021. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira.

Também houve piora nos indicadores que avaliam a confiança no futuro e que medem a confiança nos tempos atuais. O Índice de Expectativas registrou recuo de 5,5 pontos, passando para 93,2 pontos. Já o Índice de Situação atual registrou queda de 3,1 pontos em janeiro, ficando em 89,4 pontos. Segundo a FGV, o recuo de janeiro reflete a desaceleração que já vinha sendo sinalizada nos últimos meses, mas com o acréscimo da nova onda da pandemia.