Eu li esses dias que Dubai se prepara para chamar a atenção do mundo com mais uma atração extravagante. Dizem que a cidade terá a primeira rua do planeta pavimentada com ouro.
Essa Gold Street faria parte do novo distrito do ouro de Dubai, com mais de mil lojas de artigos de ouro, joias, perfumes e cosméticos, além de seis novos hotéis. Particularmente, acho essa ideia de um mau gosto difícil de descrever. No caso, vai além da estética, já que esse metal tão precioso está historicamente atrelado à violência, ao contrabando e à corrupção, sem falar no trabalho escravo.
Fico imaginando que caminhar em uma rua feita de ouro deve transmitir uma energia muito diferente da de estar em meio à natureza, preferencialmente descalça. Eu prefiro mil vezes a segunda opção.
Embora esse rumor tenha circulado bastante, vale mencionar que as autoridades de Dubai esclareceram que a rua não será pavimentada com ouro maciço, mas sim com materiais que imitam o brilho do metal para manter a temática do distrito.
