O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou na manhã desta terça-feira (11) que o país é o primeiro do mundo a registrar uma vacina contra a Covid-19. Segundo o registro nacional de medicamentos do Ministério da Saúde russo, a vacina será distribuída a partir do dia 1º de janeiro de 2021.
De acordo com a agência de notícias Reuters, a imunização irá se chamar Sputnik V, em homenagem à corrida espacial da Guerra Fria entre União Soviética e Estados Unidos.
Apesar do anúncio, ainda não foram divulgadas mais informações sobre a eficácia desta vacina. Nesta terça-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que precisa ter acesso aos dados da pesquisa do laboratório russo Instituto Gamelaya para verificar a eficácia e segurança da nova vacina. Mas, de acordo com a OMS, a Rússia não precisa da autorização da entidade para realizar o registro.
Mais de 100 imunizações estão em processo de desenvolvimento em todo o mundo, e segundo a OMS, no mínimo 4 deles, estão na fase 3, que é considerada a última fase.