Uma pesquisa de 2023, realizada pelo Datafolha, revelou que 61% dos moradores da Grande BH possuíam animais de estimação. E olha só, nós estamos superando as regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Por isso, hoje vamos conversar com a Idelvânia, que é a professora do curso de medicina veterinária do Unibh, para saber um pouco sobre os projetos educativos desenvolvidos pelo Unibh, com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes dos cuidados com os animais.
“O primeiro projeto que eu trouxe para a veterinária Unibh foi um projeto que, na minha mente, já deveria ter sido feito há anos, né? Que a educação vem da base.
Quanto ao direito animal, quanto ao respeito animal, isso é muito cultural e, às vezes, até de forma na legislação, que o animal ainda é considerado como uma coisa. Na lei, ainda é, mas na questão social, hoje ele faz parte da família. Hoje a gente tem família multiespécie.
E eu fiquei pensando como que eu poderia trazer isso, levando o nosso aluno para replicar isso, não é eu dar aula para eles fora daqui. Eles levarão isso até o outro no ensino básico. Então, no primeiro projeto, eu levei alunos para escolas interagirem com crianças.
Desde o primeiro básico até o quarto ano, até indo para o segundo e terceiro, fiz parceria com escolas e os meus alunos foram até lá para contar de forma lúdica e dinâmica, por que não maltratar um animalzinho? Por que não puxar pelo rabo? Aquela coisa de linguagem com ternura.”
